Tempo
|
A+ / A-

António Costa. Segurança alimentar mundial "está em risco"

31 mai, 2022 - 15:57 • Ricardo Vieira

"O petróleo russo tem os dias contados" na União Europeia, afirma o primeiro-ministro.

A+ / A-

A segurança alimentar mundial "está em risco" devido à guerra na Ucrânia, alertou esta terça-feira o primeiro-ministro.

António Costa falava, em conferência de imprensa no final do Conselho Europeu, que decorreu em Bruxelas.

"Em virtude da guerra e do bloqueio, por parte da Rússia, dos portos ucranianos, está em risco a segurança alimentar a nível mundial", declarou o primeiro-ministro.

António Costa aludiu às declarações do presidente da União Africana, na reunião do Conselho Europeu. O senegalês Macky Sall relatou a "situação muito difícil que vários países africanos enfrentam", nomeadamente devido à falta de cereais que estão bloqueados nos portos ucranianos.

António Costa destaca o acordo alcançado na União Europeia para o sexto pacote de sanções contra a Rússia, que inclui um embargo parcial ao petróleo russo.

O chefe do Governo português não tem dúvidas de que "o petróleo russo tem os dias contados" no espaço da UE.

Os líderes europeus chegaram a acordo para impor um embargo ao petróleo russo. O acordo é parcial, mas Bruxelas espera alargar o espetro da medida aos 90% até ao final do ano.

Os obstáculos a um acordo total para proibir a importação completa de petróleo russo foram colocados pela Hungria que, tal como a Eslováquia e a República Checa, não têm acesso ao mar e dependem por isso do oleoduto Druzhba, que transporta petróleo russo até ao Centro da Europa.

A solução encontrada foi permitir, para já, uma exceção para estes países, mas acabou por ser aprovado o embargo às importações por via marítima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    31 mai, 2022 Paços 17:05
    Pois, então continua a incentivar a guerra, como tens feito!

Destaques V+