Tempo
|
A+ / A-

OE2022

Rejeitada proposta do PAN para atribuição de licença menstrual

23 mai, 2022 - 17:46 • Lusa

Portugal não vai acompanhar a Espanha na criação de uma licença para mulheres que sofram com dores menstruais "graves e incapacitantes".

A+ / A-

O parlamento rejeitou hoje, na especialidade, uma proposta do PAN de alteração ao Orçamento do Estado para 2022 que previa a atribuição de uma licença para mulheres que sofram com dores menstruais "graves e incapacitantes" poderem ausentar-se ao trabalho.

Nas votações na especialidade, que começaram hoje na Comissão de Orçamento e Finanças, no parlamento, a proposta mereceu os votos contra de PS, PSD, Iniciativa Liberal e Chega e os votos favoráveis da deputada única do PAN e da bancada do PCP, além da abstenção do BE.

A proposta de alteração apresentada pela deputada única do PAN, Inês Sousa Real, visava a "possibilidade de atribuição de uma licença para pessoas que sofrem de dores graves e incapacitantes durante o período menstrual" que poderia "ir até 3 dias de ausência ao trabalho por mês" sem "perda de quaisquer direitos, salvo quanto à retribuição".

Para beneficiar desta licença, seria necessário apresentar uma "declaração de estabelecimento hospitalar, ou centro de saúde ou ainda por atestado médico", sob pena da ausência ser considerada injustificada.

A proposta do PAN previa também que "a apresentação ao empregador de declaração médica com intuito fraudulento" constituiria "falsa declaração para efeitos de justa causa de despedimento, nos termos legalmente previstos".

Na semana passada, a Espanha tornou-se no primeiro país da Europa a aprovar a lei que legaliza a baixa laboral por dores menstruais incapacitantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Igualdade
    23 mai, 2022 Não pode ser só para elas 18:53
    Eu sou Homem, mas em prol da igualdade, também quero uma licença de 3 dias por mês para apoiar psicologicamente a mulher-da-casa no seu sofrimento...

Destaques V+