Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Portugal vai dar apoio financeiro de 250 milhões de euros à Ucrânia

21 mai, 2022 - 16:43 • José Pedro Frazão , enviado especial a Kiev

Perante os jornalistas portugueses, o primeiro-ministro disse que, desses 250 milhões de euros, 100 milhões serão transferidos ao longo deste ano através de uma conta da Ucrânia no Fundo Monetário Internacional ou por via de outros canais que a União Europeia venha a abrir para financiamento direto.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, assinou este sábado um acordo para a concessão de um apoio financeiro de 250 milhões euros à Ucrânia.

No encontro com o homólogo ucraniano, Denys Shmyhal, Portugal anunciou que irá responder ao pedido do governo ucraniano. Fica assim formalizada a assinatura de um Acordo de Cooperação Financeira.

"Formalizámos este importante compromisso através da assinatura de um acordo de cooperação financeira", referiu o primeiro-ministro.

Portugal volta a ter um embaixador presente em Kiev. A representação diplomática nunca esteve de portas fechadas durante a guerra, mas foi reduzida ao mínimo.

Durante estes quase três meses, o embaixador esteve em Varsóvia na Polónia.

António Costa entregou ainda a condecoração atribuída pelo PR Marcelo Rebelo de Sousa ao funcionário diplomático André Putilovski pelo apoio prestado na retirada de portugueses e luso ucranianos da Ucrânia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+