Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa acusa Putin de expulsar diplomatas portugueses "sem motivo”

19 mai, 2022 - 15:03 • Ricardo Vieira

Primeiro-ministro considera que, apesar dos últimos acontecimentos, é preciso continuar a manter canais diplomáticos abertos com a Rússia.

A+ / A-

Veja também:


A expulsão de diplomatas portugueses pela Rússia foi uma decisão "sem motivo", afirmou esta quinta-feira o primeiro-ministro, António Costa.

De visita à Roménia, António Costa reagiu à notícia de que as autoridades de Moscovo expulsaram cinco diplomatas portugueses em retaliação contra uma medida idêntica de Portugal.

“O único facto relevante é que dez diplomatas russos, que desempenhavam funções incompatíveis com o seu estatuto diplomático, nós expulsámos em devido tempo e hoje a Rússia entendeu que devia retaliar sem motivo”, declarou o primeiro-ministro.

“A única coisa relevante é que Portugal agiu como devia agir relativamente a dez pessoas que estavam em Lisboa, acreditadas como diplomatas, mas que desenvolviam outras atividades que não eram atividades diplomáticas”, sublinhou António Costa.

O chefe do Governo considera que, apesar dos últimos acontecimentos, é preciso continuar a manter canais diplomáticos abertos com a Rússia.

“Nós temos que manter os canais diplomáticos abertos. Eles estão abertos. Não cortámos relações com a Rússia, a Rússia não cortou relações com Portugal. Agora, os canais diplomáticos devem desenvolver-se através de diplomatas e é por isso que nós procedemos à expulsão atempada de dez pessoas que estavam colocadas em Portugal com esse estatuto, mas que não exerciam essas funções”, declarou António Costa.

A Rússia anunciou nesta quinta-feira a expulsão de cinco diplomatas portugueses do país. A notícia é confirmada à Renascença por fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A embaixadora portuguesa foi chamada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa nesta quinta-feira de manhã, “tendo sido informada da expulsão de cinco funcionários da embaixada, que terão de abandonar a Rússia no prazo de 14 dias”, indica a nota enviada à redação.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros repudia a decisão de Moscovo, “que não tem qualquer justificação que não seja a simples retaliação”.

“Ao contrário dos funcionários russos expulsos de Portugal, estes funcionários nacionais levavam a cabo atividades estritamente diplomáticas, em absoluta conformidade com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas”, acrescenta ainda o comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    19 mai, 2022 Porto 15:27
    Sr. Costa olhe que os amigalhaços estão a ouvir. O negócio vai lhes de vento em poupa e não vão gostar desse tipo de companhias. Amigos amigos.
  • ARMINDO MATOS
    19 mai, 2022 L. Velha 14:22
    Então qual foi o motivo de Portugal ter expulsado 10 diplomatas Russos? Não vão dizer que eram espiões e sou souberam quando a guerra começou! A nossa sorte é que a nossa embaixada em Moscovo tem falta de pessoal e a Rússia compreendeu. Vão-se catar!

Destaques V+