Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Francisco Assis quer que a sociedade civil portuguesa seja mais afirmativa

10 mai, 2022 - 19:45 • Ana Carrilho com Redação

Outro dos objetivos definidos por Francisco Assis é a modernização do plernário do CES que, 30 anos depois da criação, precisa de uma transformação e de representar melhor os diferentes setores da sociedade civil.

A+ / A-

Esta tarde, na tomada de posse para o segundo mandato como presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis afirmou que quer contribuir para que a sociedade civil portuguesa seja mais afirmativa

"Historicamente, é um problema que podemos identificar. A nossa sociedade civil é relativamente frágil e o nosso espaço público não é dos mais qualificados da Europa", considerou.

E o presidente da CES aponta que uma sociedade civil fraca "tende sempre a ser uma sociedade civil inclinada a alguma servidão e pouco propensa à afirmação do valor da Liberdade".

Outro dos objetivos definidos por Francisco Assis é a modernização do plernário do CES que, 30 anos depois da criação, precisa de uma transformação e de representar melhor os diferentes setores da sociedade civil.

Uma das frentes mais visíveis do Conselho Económico e Social é a Concertação Social. Na véspera da reunião em que a Ministra do Trabalho vai apresentar aos parceiros uma proposta para um Acordo sobre Rendimentos e Competitividade, Assis frisa que é urgente conseguir uma solução, com vantagens para as empresas e trabalhadores.

"Tenho salientado que o Governo tem demonstrado grande intenção de valorizar a Concertação Social e um dos grandes compromissos é avançar para um grande acordo social na área da competitivdade e dos rendimentos", indicou.

Esta quarta-feira, as confederações patronais e as centrais sindicais voltam à Concertação Social. A agenda da reunião inclui a Agenda do Trabalho Digno, o Acordo sobre Competitividade e Rendimentos e o Acordo de parceria Portugal 2030.

Por enquanto os parceiros não receberam qualauer documento do governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+