Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Ilegalizar o PCP? Costa condena "caça às bruxas"

04 mai, 2022 - 14:16 • Lusa

Primeiro-ministro assinala papel do Partido Comunista para a democracia portuguesa.

A+ / A-

O primeiro-ministro considera "inconcebível" a ideia de uma ilegalização do PCP por suposto apoio à Rússia, salientou o papel dos comunistas para a democracia portuguesa e condenou quem pretende criar "um clima de caça às bruxas".

Estas posições foram transmitidas por António Costa, em São Bento, em conferência de imprensa, depois de confrontado com a posição do presidente da Associação de Refugiados Ucranianos em Portugal, segundo o qual o PCP já não deveria existir.

O líder do executivo português repudiou essa perspetiva e começou por observar que Portugal, no plano diplomático, "tem uma postura inequívoca de apoio à Ucrânia e de condenação absoluta da atividade da Rússia".

"Apoiamos a investigação de crimes de guerra cometidos pela Rússia, mas a nós também nos cabe defender a democracia e a liberdade na nossa terra. Obviamente, não entraremos em Portugal num clima de caça às bruxas e respeitamos o pluralismo próprio que resulta da vontade livre dos cidadãos portugueses de escolherem os partidos em que votam", respondeu o primeiro-ministro.

Perante os jornalistas, António Costa apontou que "é claro para todos a profunda divergência que o Governo mantém com a posição que o PCP tem afirmado relativamente ao conflito da Ucrânia".

"Mas, da divergência política com o PCP passar para a ilegalização do PCP, é algo absolutamente inconcebível num Estado de Direito democrático, num regime democrático consolidado, onde o PCP deu um contributo importante para que este regime de democracia exista", acentuou.

O primeiro-ministro foi ainda mais longe na sua posição, frisando que "faz parte de uma democracia que os partidos políticos tenham liberdade para fixarem as suas próprias posições".

"Posições das quais divergimos, mas que temos de respeitar no quadro da democracia", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+