Tempo
|
A+ / A-

1.º Maio. Santos Silva destaca contributo dos trabalhadores para a formação da democracia

01 mai, 2022 - 11:17 • Lusa

"Os direitos económicos e sociais são parte integrante dos direitos humanos", diz presidente da Assembleia da República.

A+ / A-
Augusto Santos Silva Foto: Manuel De Almeida/Lusa
Augusto Santos Silva Foto: Manuel De Almeida/Lusa
Augusto Santos Silva Foto: António Cotrim/Lusa
Augusto Santos Silva Foto: António Cotrim/Lusa

O presidente da Assembleia da República saudou hoje as comemorações do 1.º de Maio e destacou o contributo dos trabalhadores e das suas organizações para "a formação da democracia".

"Celebramos, hoje, 1 de maio, o contributo dos trabalhadores e das suas organizações para a formação da democracia. Os direitos económicos e sociais são parte integrante dos direitos humanos; e a sua realização é um dos pilares do Estado democrático e social do 25 de abril", refere Augusto Santos Silva, numa publicação na sua conta oficial da rede social Twitter.

O Dia do Trabalhador comemora-se hoje sem restrições por todo o país, com a CGTP a promover iniciativas em mais de 31 localidades do país e a UGT um debate sobre os desafios do mundo laboral, em Lisboa.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, vai assinalar o dia 1.º de Maio participando num almoço comemorativo do Dia do Trabalhador, com cerca de 200 trabalhadores da empresa João Tomé Saraiva, na Pedreira da Devesa, Guarda.

O 1.º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, teve origem nos acontecimentos de Chicago de há 136 anos, quando se realizou uma jornada de luta pela redução do horário de trabalho para as oito horas, que foi reprimida com violência pelas autoridades dos Estados Unidos da América, que mataram dezenas de trabalhadores e condenaram à forca quatro dirigentes sindicais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+