Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2022

Só o PS votou a favor do Orçamento para 2022

29 abr, 2022 - 18:33 • Redação

PAN e Livre abstiveram-se. PSD, Chega, Iniciativa Liberal, PCP e BE votaram contra. Votações na especialidade iniciam-se a 23 de maio e culminam com a votação final global a 27 de maio.

A+ / A-

Está aprovado na generalidade a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

A maioria absoluta do PS no Parlamento – 120 dos 230 deputados no hemiciclo – já era suficiente para viabilizar o diploma, mas a bancada socialista foi, mesmo, a única assegurar a aprovação do Orçamento.

PSD, Chega, Iniciativa Liberal, PCP e BE votaram contra. Inês Sousa Real, do PAN, e Rui Tavares, do Livre abstiveram-se.

Segue-se, agora, a etapa da discussão na especialidade com uma série de audições dos ministros titulares de cada pasta.

Segundo o calendário estabelecido, as votações na especialidade iniciam-se a 23 de maio e culminam com a votação final global a 27 de maio.

Durante os dois dias de debate de proposta de OE2022, o Governo foi defendendo que o Orçamento tem apoios sociais e redução da carga fiscal das famílias, rejeitando as críticas de austeridade em tempo de escalada da inflação.

O presidente do PSD acusou esta sexta-feira o Governo de "cortar mais de metade do subsídio de Natal aos trabalhadores", estimando que à conta da inflação "os salários irão perder pelo menos 4% de poder de compra" neste ano.

"É como se fizesse um corte de mais de 50% no subsídio de Natal dos portugueses. Que diria o PS se outro Governo tomasse esta medida: cortar mais de metade do subsídio de Natal aos trabalhadores?", perguntou Rui Rio, na Assembleia da República, dando em seguida a resposta: "Diria, certamente, que estamos em austeridade".

O líder parlamentar do PS acusou os partidos de direita de proporem um caminho de aventura fiscal numa conjuntura internacional de incerteza e recusou uma política orçamental "pró-cíclica" para se responder à inflação.

Estas posições económico-financeiras foram transmitidas por Eurico Brilhante Dias no encerramento do debate na generalidade da proposta de Orçamento para 2022 na Assembleia da República.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    30 abr, 2022 aldeia 07:32
    Seria por o orçamento ser bom??????????????????????????

Destaques V+