Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE2022

Costa admite mais investimento na Defesa com fundos europeus

28 abr, 2022 - 17:35 • Lusa

Orçamento da Defesa pode chegar a 1,89% do PIB, em 2024.

A+ / A-

O primeiro-ministro antecipou hoje que o investimento na área da Defesa pode ultrapassar o compromisso assumido com a NATO e chegar a 1,89% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, se Portugal conseguir mobilizar os necessários fundos europeus.

"Estamos neste momento, segundo o relatório da NATO, em 1,55% e assumimos o compromisso, se conseguíssemos mobilizar os necessários fundos europeus, chegarmos a 1,89% em 2024, e temos vindo a fazer essa trajetória ano após ano", disse António Costa, em resposta ao líder do Chega, André Ventura, durante o debate na generalidade da proposta de Orçamento de Estado para 2022.

Ventura perguntou se o Governo vai aumentar as verbas destinadas à defesa, como pediu o Presidente da República no discurso no 25 de Abril, tendo António Costa respondido que Portugal é dos países que mais está a investir.

André Ventura considerou que o Governo "ouviu um puxão de orelhas" do Presidente da República, que "disse que os gastos da defesa eram para ser levados a sério".

E questionou se "vai ou não o PS na especialidade aumentar os valores previstos para a defesa", defendendo que "é preciso mesmo honrar as Forças Armadas, a Defesa Nacional e o sistema de Defesa Nacional".

Na resposta, António Costa salientou que em 2018 assinou "o compromisso junto da NATO da evolução da despesa em percentagem do PIB para a Defesa Nacional", fixando o objetivo de evoluir "autonomamente" até 1,69% até 2024, admitindo depois que esse valor poderá subir para 1,89%, em 2024, se Portugal conseguir mobilizar os fundos europeus necessários.

O primeiro-ministro salientou também que "com exceção da Grécia, da França e da generalidade dos países de leste, Portugal é dos países da União Europeia daqueles que mais já estão neste momento a investir em matéria de defesa em percentagem do seu PIB".

António Costa referiu que o investimento português em percentagem do PIB "é superior ao da Itália, da Alemanha, da Holanda, da Dinamarca, da República Checa, da Eslovénia, da Bélgica e da Espanha".

"E vamos continuar a aumentar o peso do investimento em defesa no PIB para melhorar a capacidade das nossas Forças Armadas, para mobilizar o nosso sistema científico e tecnológico e para mobilizar e fortalecer as nossas indústrias na área da defesa. Esse é um percurso que vamos prosseguir e vamos continuar a aumentar, e este ano também aumenta o investimento em defesa", salientou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Blá-Blá-Blá
    28 abr, 2022 Governo PS 17:10
    Ridícula, a resposta de António Costa. "pode ultrapassar", "se conseguir...", ""... mobilizar fundos Europeus ..." ou seja, meras hipóteses que o mais certo é não se verificarem, como de costume. "Somos o País que mais está a investir" (nas F.A.) mas não temos Defesa anti-aérea, o Mar Português está à disposição de quem quiser, o exercito manda 18 soldados a um exercicio de 30 000, meios completamente ultrapassados, penúria de efetivos,tem de se chamar "Uber" para enviar soldados e meios para teatros de operações distantes, mas tranquilizemo-nos: o investimento português em percentagem do PIB "é superior ao da Itália, da Alemanha, da Holanda, da Dinamarca, da República Checa, da Eslovénia, da Bélgica e da Espanha". O que não é dito é que esses Países têm todos forças Armadas. Nós temos Forças Desarmadas. O que se esperava do PS : Blá-Blá-Blá-Blá

Destaques V+