Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova ministra define modernização das Forças Armadas como prioridade

18 abr, 2022 - 17:45 • Lusa

Elencando três prioridades do Governo para o setor, Helena Carreiras começou por afirmar que "a guerra em curso na Ucrânia tornou ainda mais evidente o papel das Forças Armadas na prevenção e resposta aos conflitos, e na promoção da paz".

A+ / A-

A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, definiu hoje como prioridades do seu mandato a "modernização das Forças Armadas", a aproximação entre a sociedade e a instituição militar e a "afirmação de Portugal no mundo como ator credível de segurança".

Numa mensagem em vídeo dirigida aos militares e divulgada na conta oficial do Ministério da Defesa Nacional na rede social Twitter, Helena Carreiras disse ser "com muito orgulho e sentido de responsabilidade" que assume as funções de ministra da Defesa.

Elencando três prioridades do Governo para o setor, Helena Carreiras começou por afirmar que "a guerra em curso na Ucrânia tornou ainda mais evidente o papel das Forças Armadas na prevenção e resposta aos conflitos, e na promoção da paz".

"No atual contexto, a nossa primeira prioridade será reafirmar a importância da Defesa Nacional na sociedade portuguesa, promovendo a modernização das Forças Armadas", referiu Helena Carreiras.

Segundo a ministra, "isso faz-se através da valorização das pessoas e da condição militar, atraindo e retendo talento, mas também do reforço de capacidades e equipamentos, apostando em programas passíveis de duplo uso e que criem riqueza para a economia nacional".

Helena Carreiras afirmou ainda depositar "particular empenho" na "segunda prioridade" que identificou, designadamente a necessidade de "promover a aproximação entre a sociedade e as Forças Armadas".

"É essencial desenvolvermos uma cultura de defesa partilhada, através de uma ligação maior às universidades, às escolas, aos jovens, às empresas, às instituições de cultura e ao património", sublinhou.

A ministra da Defesa considerou que estas duas prioridades são o "alicerce de uma terceira: a afirmação de Portugal no mundo como ator credível de segurança".

"Temos sido - e, no que depender de mim, continuaremos a ser - aliados e parceiros fiáveis em matéria de segurança e Defesa. Estou certa de que, quer os militares que cumprem a missão em território nacional, quer as nossas forças nacionais destacadas, continuarão a orgulhar-nos em todos os teatros de operação, honrando a reputação dos militares portugueses", frisou.

Helena Carreiras referiu que Portugal irá continuar a empenhar-se "a fundo na cooperação no domínio da Defesa", designadamente no que se refere aos "parceiros" e "amigos" da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Agradeço aos homens e mulheres - militares, civis militarizados da Defesa Nacional - por escolherem servir Portugal. Estamos juntos nessa missão", concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    18 abr, 2022 Lisboa 21:50
    Espero que não seja mais um ministro-de-retórica, ou um daqueles que mal chega, aparecem ondas e ondas de promoções de oficiais de alta patente, muitos dos quais sem um único soldado para comandar - leia-se oficiais que só lá estão para receber ordenado. As Forças (Des)Armadas Portuguesas debatem-se com carências de efetivos e de material moderno, sendo que espaço aéreo e marítimo estão à mercê de quem queira entrar. A nova ministra tem muito que fazer, se veio para isso.
  • Sim, pois claro!
    18 abr, 2022 País 17:00
    Os chavões do costume e uma data de relambório inconsequente de misturada de lugares-comuns e tiradas de retórica. Não ignora as dificuldades de todos os ramos em termos humanos e em falta de material, Está a elaborar algum plano para resolver isso?

Destaques V+