Tempo
|
A+ / A-

OE 2022

Iniciativa Liberal pede choque fiscal urgente e simplificação no IRS

18 abr, 2022 - 19:28 • Pedro Mesquita

Propostas vão a debate na próxima quarta-feira, mas o partido antecipa, desde já, a reprovação pela maioria socialista.

A+ / A-

A Iniciativa Liberal (IL) pede um "choque fiscal" e a "máxima transparência" nos fundos europeus.

O partido liderado por Cotrim Figueiredo critica as projeções do Programa de Estabilidade, que vai ser discutido na próxima quarta-feira pelos deputados, a par de um projeto de resolução que já foi entregue esta segunda-feira hoje no Parlamento.

Em declarações à Renascença, o líder parlamentar da IL, Rodrigo Saraiva, diz ser "urgente" a adoção de uma redução fiscal, "seja no número de escalões, seja nas taxas, seja na simplificação".

E dá dois exemplos de áreas concretas onde é possível introduzir alterações: "um relativamente às empresas e que passa, obviamente, por uma redução do IRC e pela sua descomplexificação".

No plano do IRS, o líder parlamentar da IL assinala que a proposta orçamental entregue pelo Governo traz "mais complicações", "mais escalões e mais taxas e isso significa que, com mais inflação que temos, os portugueses vão perder poder de compra".

As propostas da IL vão a debate na próxima quarta-feira, mas o partido antecipa, desde já, a reprovação pela maioria socialista.

Rodrigo Saraiva lamenta que, "desde o dia das eleições, em que se ouviu falar muito de maioria dialogante, a cada documento que surge, a cada desafio no Parlamento, o que vemos é que não há muito espaço de manobra para essa maioria dialogante".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    19 abr, 2022 Lisboa 09:54
    Num País sem alternativas credíveis e numa Sociedade envelhecida e pela sua pobreza, altamente dependente do Estado, seja por salários, por pensões, por subsídios ou apoios sociais, vir um partido liberal falar em "privatizações", "iniciativa privada", "menos Estado, melhor Estado", isso assusta 2/3 da população, dependente do Estado para sobreviver, e que fica a recear perder o pouco que ainda vai tendo. De resto, só os ingénuos nascidos ontem, acreditavam que o PS, que enquanto minoritário já se comportava como maioritário, agora que tem Maioria Absoluta ia mesmo dialogar com alguém ...

Destaques V+