Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zelenskiy aceita falar ao Parlamento português. Data ainda está a ser acertada

07 abr, 2022 - 12:40 • Redação

Presidente da Assembleia da República recebeu embaixadora ucraniana.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da Ucrânia aceitou o convite para discursar no Parlamento português por videochamada. A informação foi confirmada à Renascença por fonte do gabinete do presidente Assembleia da República.

A data para o discurso ainda não foi escolhida.

O convite a Volodymyr Zelenskiy foi feito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em articulação com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

"Recebi esta manhã a senhora embaixadora da Ucrânia [Ihna Ohnivets] em Lisboa que me transmitiu a disponibilidade do presidente Volodymyr Zelenskiy para participar numa sessão da Assembleia da República. A data será agora acertada", escreveu o presidente da Assembleia da República na sua conta na rede social Twitter.

Na Assembleia da República, o partido Pessoas-Animais-Natureza foi quem lançou a ideia de realizar uma sessão solene com Zelenskiy por videoconferência. A proposta foi analisada na quarta-feira, na reunião de conferência de líderes, tendo sido aprovada, embora o PCP se tenha manifestado contra.

"A Assembleia da República, enquanto órgão de soberania, não deve ter um papel para contribuir para a confrontação, para o conflito, para a corrida aos armamentos. O seu papel deve ser exatamente o oposto. O papel da Assembleia da República deve ser um papel em defesa da paz", sustentou a deputada e líder da bancada parlamentar comunista Paula Santos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+