Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bloco de Esquerda

BE defende aumento imediato do salário mínimo para 800 euros

06 abr, 2022 - 11:09 • Susana Madureira Martins com redação

Coordenadora do BE revelou ainda que ia votar favoravelmente a proposta do PAN para que o Parlamento receba por videoconferência o Presidente ucraniano.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda quer que o salário mínimo suba já este ano para os 800 euros. A coordenadora do partido, Catarina Martins, lançou a proposta em conferência de imprensa, esta quarta-feira de manhã. Catarina Martins propôs ainda o controlo de preços e o aumento mínimo dos salários à taxa de inflação.

"Precisamos de combinar controlo de preços com atualização à inflação dos salários e das pensões para protegermos a população e a economia portuguesa", disse Catarina Martins, que explicou que algumas destas propostas serão apresentadas ainda antes da entrega do Orçamento do Estado no Parlamento.

Tratam-se de medidas de emergência, segundo a coordenadora bloquista, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Catarina Martins defende, também, a tributação dos lucros extraordinários do setor energético ou o congelamento das rendas da habitação. Para a bloquista, o controlo de preços deve ser acompanhado da descida do IVA da eletricidade para a taxa mínima.

Estas propostas surgem na véspera da discussão do Programa de Governo, com a coordenadora do Bloco a garantir, desde já, que vai votar contra a moção de rejeição anunciada pelo Chega.

"Mais do que moções que são apresentadas sem conteúdo concreto sobre qual é a solução o Bloco de Esquerda apresenta medidas concretas para proteger a economia", argumentou.

Zelenskiy no Parlamento e a solução diplomática

Catarina Martins anunciou, também, que irá votar favoravelmente a proposta do PAN para que o Parlamento receba por videoconferência o Presidente ucraniano, Zelenskiy.

A coordenadora bloquista aconselha que a solução diplomática para acabar com o conflito na Ucrânia passe por uma conferência de paz promovida pela ONU, que favoreceria a resolução da guerra e não a indústria do armamento.

"Os países europeus deviam estar empenhados numa solução diplomática internacional para obrigar a negociações não bilaterais, que pudessem criar caminhos de paz", aditou Catarina Martins que também criticou as sanções com efeito "reduzido".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+