Tempo
|
A+ / A-

Parlamento. IL propõe voto de condenação do "brutal massacre" em Bucha

04 abr, 2022 - 12:20 • Lusa

Liberais querem que os deputados manifestem "a sua mais severa e veemente condenação do massacre e dos seus responsáveis, nomeadamente a hierarquia do exército russo, a cúpula política russa e todos os seus aliados".

A+ / A-

A Iniciativa Liberal apresentou na Assembleia da República um voto de condenação do "brutal massacre" de Bucha, nos arredores de Kiev, considerando "o exemplo máximo dos continuados crimes de guerra que a Rússia" está a cometer na Ucrânia.

Na proposta de voto, que deu entrada, esta segunda-feira, o partido liderado por João Cotrim Figueiredo refere que "a invasão imperialista da Ucrânia pela Rússia, com o apoio da Bielorrússia, tem-se pautado por vários crimes de guerra, assim como ações à margem da Lei Internacional e da Declaração Universal dos Direitos Humanos".

"Derrotadas na sua intenção de ocupar Kiev, as tropas russas iniciaram a sua retirada dos territórios em torno da capital, incluindo a cidade de Bucha. Após a reconquista da cidade pelas forças ucranianas, foi revelado um cenário de devastação e morte", refere o mesmo texto.

Dando conta das imagens que foram sendo conhecidas - "vítimas civis assassinadas de forma cobarde enquanto viviam a sua vida normal" -, os liberais afirmam ainda que "centenas de corpos foram encontrados em valas comuns, naquela que já é uma das maiores tragédias de guerra na Europa deste século".

"Bucha surge como o exemplo máximo dos continuados crimes de guerra que a Rússia está a cometer em território ucraniano e que não poderão deixar de ser julgados, não só politicamente, como no Tribunal Penal Internacional de Haia criado com o preciso objetivo de julgar indivíduos pela prática dos mais graves crimes internacionais como o genocídio, os crimes contra a Humanidade e os crimes de guerra", condena.

Por isso, a Iniciativa Liberal quer que o parlamento português manifeste "a sua mais severa e veemente condenação do massacre e dos seus responsáveis, nomeadamente a hierarquia do exército russo, a cúpula política russa e todos os seus aliados".

Os liberais entregaram um outro projeto de voto na Assembleia da República, neste caso de congratulação, "pelo 73º aniversário da NATO".

"Numa altura em que a integridade territorial de alguns países europeus se encontra novamente sob ameaça, o papel da NATO na garantia dessa integridade territorial dos Aliados é extraordinariamente importante", destaca.

Para a Iniciativa Liberal, "a existência da NATO é, especialmente para os seus países membros mais pequenos, um elemento essencial de soberania e o principal mecanismo dissuasor da tragédia da guerra".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+