Tempo
|
A+ / A-

Governo: PSD aponta falta de "espírito reformista" para resolver problemas estruturais

01 abr, 2022 - 18:32 • Lusa

O PSD considerou hoje que o Programa do Governo continua "sem espírito reformista para resolver os problemas estruturais", apontando como positivo o destaque dado à necessidade de melhorar os serviços públicos cuja degradação diz ser responsabilidade do executivo socialista.

A+ / A-

Numa primeira reação a esta conferência de imprensa, desde os Passos Perdidos do parlamento, -- uma vez que tendo o documento sido entregue há pouco carece ainda de uma análise profunda do PSD -- o deputado social-democrata Duarte Pacheco começou por afirmar que "a repetir aquilo que se fez dificilmente" haverá "resultados diferentes".

"Continuamos sem espírito reformista para resolver os problemas estruturais do país", não permitindo que "Portugal cresça mais do que os países de Leste e se aproxime sim do pelotão da frente e não da cauda da Europa", criticou.

No entanto, para o PSD, "há algo positivo" já que a ministra da Presidência "pareceu dar uma ênfase à necessidade de reforçar a qualidade dos serviços públicos", aquilo que considera ser "o reconhecimento de que algo fracassou e que é preciso fazer uma mudança".

"Não é só na saúde, na Segurança Social, na Educação, na Justiça ou na Segurança, todos nós percebemos como houve uma degradação completa dos serviços públicos e a senhora ministra diz que há aqui uma prioridade para melhorar a qualidade dos serviços. Deus queira que sim", afirmou.

Um outro aspeto, de acordo com Duarte Pacheco, é "a perspetiva de se poder resolver ou não a base da economia com o apoio às empresas em vez de ser o Estado a mola do desenvolvimento".

"Aqui há uma divergência de fundo. O Governo continua a acreditar que é o Estado que tem que promover o desenvolvimento, nós acreditamos que é o setor privado o motor do desenvolvimento. São duas visões diferentes", contrapôs. .

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+