Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Edite Estrela presidente do Parlamento por umas horas, Rio ausente, esquerda apresenta propostas

29 mar, 2022 - 11:36 • Susana Madureira Martins

Futuros ministros nos corredores, líder do PSD ausente e anúncios de iniciativas de Bloco de Esquerda e PCP. Assim arrancou a XV legislatura, numa sessão que durou meia hora. Trabalhos são retomados à tarde com a eleição do presidente da Assembleia da República. O PS candidata Augusto Santos Silva.

A+ / A-

Na primeira fila, Eurico Brilhante Dias, futuro líder parlamentar do PS abriu os trabalhos para anunciar a socialista Edite Estrela como presidente do Parlamento em exercício, numa espécie de prémio de consolação à mulher que chegou a ser dada como certa para presidir à Assembleia nos próximos quatro anos e meio.

Edite subiu à mesa da presidência, mimetizou cada palavras que o anterior presidente do Parlamento Eduardo Ferro Rodrigues usava para abrir cada sessão plenária, pedindo a abertura das galerias e cumprimentando até os jornalistas e chamando depois os secretários da mesa escolhidos pelo PSD e do PS - Duarte Pacheco e Maria da Luz Rosinha, respetivamente.

A sessão serviu apenas para instalar a comissão eventual de verificação de poderes dos deputados, que por esta hora está reunida e logo a seguir os trabalhos foram suspensos, será retomada à tarde para a eleição do sucessor de Eduardo Ferro Rodrigues.

Uma eleição que carece da maioria dos deputados em efetividade de funções, ou seja, basta o voto absoluto do PS para fazer eleger Augusto Santos Silva no cargo, acabando assim o curto período de "homem livre" que ontem o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros invocou, logo após a exoneração do mandato no Governo.

Foi possível ver o futuro presidente do Parlamento fazer o registo como deputado mesmo antes da sessão começar na zona de acolhimento, instalada como é habitual no Salão Nobre do Palácio de São Bento.

A sessão desta manhã arrancou com uma ausência notada, a de Rui Rio. O líder do PSD não esteve no arranque dos trabalhos, alegando "afazeres profissionais", nas palavras do secretário-geral adjunto do PSD, José Silvano, aos jornalistas, uma falta parlamentar curiosamente no mesmo dia em que Luís Montenegro anunciou oficialmente a candidatura à liderança do partido.

Antes e depois do arranque da sessão plenária da manhã, foi possível ver vários futuros ministros a percorrer os corredores do andar nobre da Assembleia, casos de José Luís Carneiro, que esta quarta-feira irá tomar posse como ministro da Administração Interna ou a futura ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares e líder parlamentar cessante do PS, Ana Catarina Mendes.

Os partidos de esquerda já anunciaram, entretanto, a entrega de iniciativas parlamentares.

O Bloco de Esquerda anunciou três logo de na sua vez: o projeto de lei que prevê a despenalização da morte assistida, a revogação do regime de vistos Gold e a reposição dos debates quinzenais.

Também o PCP fez saber que antes da sessão desta tarde vai revelar as suas iniciativas para esta legislatura.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    29 mar, 2022 Lisboa 14:53
    O Rui Rio estar lá ou não estar, não faz qualquer diferença. E aposto que no PSD, estão mortinhos por o verem pelas costas ... O resto, era o esperado.

Destaques V+