Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Oficial. Posse do novo Governo acontece quarta-feira às 17h00

26 mar, 2022 - 11:30 • Redação

O anúncio foi feito no site da Presidência da República.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa agendou a cerimónia de posse do novo Governo para a próxima quarta-feira, 30 de março, às 17h00.

"O Presidente da República marcou a cerimónia de posse de todos os membros do XXIII Governo Constitucional, para a próxima quarta-feira, dia 30 de março, pelas 17h00, no Palácio Nacional da Ajuda", pode ler-se numa nota publicada no site da Presidência.

Tomam posse 17 ministros e 38 secretários de Estado.

Comunicado oficial destacou que o novo Executivo, o XXIII Governo, terá "menos 20% de governantes" face ao anterior.

Na nova equipa, desaparecem os ministros de Estado e a pasta de Economia, que surgia no anterior elenco como número dois na hierarquia, passa a oitava. A pasta da Presidência do Conselho de Ministros, que deverá permanecer nas mãos de Mariana Vieira da Silva, sobe para número dois, ganhando peso político e pastas.

A Presidência passa a ter a secretaria de Estado da Administração Pública, até aqui nas mãos da ministra Alexandra Leitão, dando assim um sinal provável de que o governo quer dar peso político às negociações com os sindicatos, numa tentativa de controlar um eventual crescendo de contestação social e uma rua mais brava, na sequência da maioria absoluta e perdida que está a centralidade do Parlamento.

Este é o terceiro Governo chefiado por António Costa e o seu primeiro com maioria absoluta. Pela primeira vez, a composição de um Executivo conta com mais mulheres do que homens, excluindo o Primeiro-ministro.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+