Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Exigências de Putin "inviabilizam soluções”, diz Marcelo

21 mar, 2022 - 15:55 • Sandra Afonso, com redação

Presidente da República pede "negociações eficazes e sérias" para acabar com a guerra na Ucrânia, "e não manobras de diversão para ganhar tempo".

A+ / A-

Veja também:


A invasão da Ucrânia pelas forças da Rússia representa o “maior abalo sistémico na arquitetura de segurança europeia desde o final da Guerra Fria”, afirma o Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa diz que as exigências de Moscovo "inviabilizam soluções”.

O conflito “enterrou a premissa da impossibilidade de uma guerra convencional entre Estados numa Europa economicamente interdependente e regulada por acordos escritos”, declarou o chefe de Estado, esta segunda-feira, na abertura de um debate sobre a invasão da Ucrânia, organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, a guerra na Ucrânia está a evidenciar o trabalho que está por fazer.

Marcelo Rebelo de Sousa critica a lentidão com que a Europa tem andado na energia, onde se encontra claramente vulnerável. Este conflito expôs ainda várias fragilidades europeias, da economia à segurança, sublinha.

Oito mortos em bombardeamento do maior centro comercial de Kiev
Oito mortos em bombardeamento do maior centro comercial de Kiev

Por tudo isto, o chefe de Estado diz que é urgente encontrar um desfecho do conflito, que já provocou 3,5 milhões de refugiados e matou pelo menos 925 civis, através de negociações sérias.

O Presidente da República considera que “estamos numa corrida contra o tempo” para travar a guerra na Europa e o drama humanitário, mas a Rússia tem que querer um entendimento.

“Negociações eficazes, significa sérias e não manobras de diversão para ganhar tempo, enfraquecer ou dividir a outra parte no conflito, com mediação à altura e uma disponibilidade diferente da parte russa, que no dia a dia tem colocado exigências que inviabilizam soluções.”

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu ainda que é fundamental a resiliência na aplicação das sanções contra a Rússia e unidade no Ocidente.

Qualquer escalada deste conflito é indesejada e perigosíssima, alerta o Presidente da República.

Um comediante num bunker ucraniano. “As pessoas precisam do humor para digerirem o que está a acontecer”
Um comediante num bunker ucraniano. “As pessoas precisam do humor para digerirem o que está a acontecer”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+