Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jerónimo de Sousa: “A opção de classe do PCP é oposta à das forças políticas que governam a Rússia capitalista"

06 mar, 2022 - 17:24 • Ana Catarina André

Líder do PCP diz que quem afirma que os comunistas apoiam a guerra na Ucrânia está a caluniá-los.

A+ / A-

O líder do Partido Comunista frisou esta tarde, no comício de encerramento das comemorações do centenário do Partido Comunista, em Lisboa, que o partido “não apoia a guerra”. “Isso é uma vergonhosa calúnia”, disse Jerónimo de Sousa.

“O PCP não tem nada a ver com o governo russo e o seu presidente. A opção de classe do PCP é oposta à das forças políticas que governam a Rússia capitalista e dos seus grupos económicos”, disse Jerónimo de Sousa, na arena do Campo Pequeno, em Lisboa, que esta tarde se encheu de militantes com cartazes onde se lia “sim a paz, não à guerra”, “pela paz”.

“Não caricaturem a posição do PCP que sem equívocos, e ao contrário de outros, condena todo um caminho de ingerência, violência e confrontação, o golpe de Estado de 2014, promovido pelos EUA na Ucrânia, que instaurou um poder xenófobo e belicista, a recente intervenção militar da Rússia na Ucrânia e a intensificação da escalada belicista dos EUA, da NATO e da União Europeia”, disse Jerónimo de Sousa.

Guerra só serve os EUA, diz o PCP

O secretário-geral do PCP sublinhou que a “guerra não serve ucranianos, nem russos”, mas a “a administração norte-americana e o seu complexo militar-industrial para desviar atenção dos problemas internos, para vender armas em larga escala, para se aproveitar económica e militarmente de uma guerra a milhares de quilómetros das suas fronteiras.”

Jerónimo de Sousa apelou ainda “ao povo português para a mobilização e a ação pela paz e não para a escalada da guerra”, pedindo também "solidariedade e ajuda humanitária às populações, que não se pode confundir com o apoio a grupos fascistas e neonazis”.

Enfrentar um cenário difícil

“Sabemos do quadro difícil que enfrentamos, mas este Partido Comunista Português nunca se quedou perante adversidades e dificuldades”, disse o líder do Partido Comunista que, na sequência das últimas legislativas, viu a bancada parlamentar reduzida a seis deputados.
“Sabemos que enfrentamos adversários poderosos”, frisou. “Mas cá estamos decididos a enfrentá-los convictos da nossa razão e com a força que ela nos dá!

Quase no fim da intervenção, Jerónimo de Sousa afirmou ainda que “em nome da guerra está em curso a mais desbragada intolerância e difusão de ódio fascizante”, “um caldo de cultura antidemocrático e persecutório, com uma forte componente anticomunista”.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    06 mar, 2022 PORTUGAL 21:54
    Porque não quero ser AZULADO, chamo a VOSSA atenção para o que foi DITO na Sic às 21 e 45....., de hoje.
  • Cidadao
    06 mar, 2022 Lisboa 19:40
    Não apoiam a guerra mas não condenam nem a invasão nem o Putin. Condenam o Ocidente e só lhes faltou dizer que a Ucrânia "tem o que merece". O resto é semântica

Destaques V+