Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Rocha Andrade, ex-secretário de Estado

28 fev, 2022 - 15:51 • Susana Madureira Martins , com redação

Natural de Coimbra, Rocha Andrade foi secretário de Estado dos Assuntos Fiscais no XXI Governo Constitucional, entre 2015 e 2017.

A+ / A-

Morreu Fernando Rocha Andrade, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, confirmou à Renascença fonte oficial do Partido Socialista.

O antigo governante e deputado socialista tinha 51 anos. Faleceu de doença oncológica.

Natural de Coimbra, Rocha Andrade foi secretário de Estado do ministro Mário Centeno no XXI Governo Constitucional, entre 2015 e 2017.

Foi subsecretário de Estado da Administração Interna no XVII Governo Constitucional, liderado por liderado por José Sócrates, entre 2005 e 2008.

Na esfera partidária, Fernando Rocha Andrade foi eleito deputado à Assembleia da República pelo círculo de Aveiro, na XIII legislatura (2015 e 2019), tendo integrado as comissões de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e de Orçamento e Finanças.

Foi membro da primeira equipa do Secretariado Nacional do PS liderada por António Costa a partir de novembro de 2014.

Na equipa que elaborou o cenário macroeconómico do programa eleitoral que o PS apresentou para as legislativas de 2015, que foi liderada pelo atual governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, Fernando Rocha Andrade foi o único elemento que não tinha formação profissional de economista.

Rocha Andrade desempenhou também funções professor na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra desde 1995.

Desempenhou ainda funções de assessor do presidente do Tribunal Constitucional em 2003, foi administrador não executivo e membro da comissão de auditoria da REN, Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A. (2008-2011).

Publicou livros em matérias de fiscalidade, finanças públicas e direito eleitoral.

"Inteligência brilhante, criativa e inspiradora"

O primeiro-ministro manifesta “enorme tristeza” pela morte de Fernando Rocha Andrade, considerando que o país perdeu “uma inteligência brilhante, criativa e inspiradora”.

“É com enorme tristeza que vejo partir tão precocemente o Fernando Rocha Andrade, um camarada, um amigo, alguém por quem nutria uma profunda admiração”, afirmou António Costa numa mensagem enviada à agência Lusa.

Na mesma mensagem, o primeiro-ministro e secretário-geral do PS acrescentou: “Quem teve o privilégio de o conhecer e com ele trabalhar ou estudar sabe que perdemos uma inteligência brilhante, criativa e inspiradora, que só a doença levou de vencida”.

António Costa apresentou os seus sentimentos “ao seu pai e mulher, aos seus amigos e à Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra”.

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, manifestou pesar pela morte do ex-secretário de Estado, que classificou de "enorme perda" para a Universidade, o PS e o país.

"Rocha Andrade era um jurista brilhante e uma pessoa de uma grande humanidade, cuja morte prematura constitui uma enorme perda para a Universidade, para o Partido Socialista e para o País", sublinhou Eduardo Ferro Rodrigues numa nota de pesar enviada à agência Lusa.

Depois de manifestar "profunda consternação e pesar" pela morte do ex-secretário dos Assuntos Fiscais do primeiro governo de António Costa, o presidente do parlamento endereçou as suas "sentidas condolências" à família, amigos à Universidade de Coimbra e ao PS.

[notícia atualizada às 18h02]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+