Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa preocupado com migração de voto do PS para o Chega e IL

16 fev, 2022 - 03:42 • Susana Madureira Martins

Líder socialista pediu uma reflexão ao partido sobre o que está a levar as pessoas a votarem em partidos que estão nos antípodas do PS, assumindo perante a comissão política que nem todos os votos no Chega e na Iniciativa Liberal vieram da direita e que funcionou o voto de protesto.

A+ / A-

Logo na intervenção de abertura da Comissão Política do partido e com uma maioria absoluta no bolso, António Costa fez questão de pedir ao PS que reflicta sobre as causas que levam as pessoas a votarem no Chega e na Iniciativa Liberal (IL), ambos partidos novos provenientes do campo da direita.

Segundo disseram à Renascença fontes que estiveram presentes na reunião que decorreu à porta fechada, o líder socialista terá mesmo assumido que nem todos esses votos no Chega ou na IL são provenientes dos partidos tradicionais da direita - PSD ou CDS - e que terá funcionado o voto de protesto contra o PS.

Aos dirigentes nacionais, e segundo as mesmas fontes, Costa terá mesmo pedido que o partido dê contributos para encontrar formas de rejuvenescimento do eleitorado do PS, ou seja, formas de garantir o voto dos jovens no partido daqui para o futuro.

Uma preocupação do líder socialista com as novas forças políticas e de como travar a transferência de voto nos partidos tradicionais para outros campos ideológicos que foi reforçada no final da reunião da comissão política e de viva voz pelo secretário-geral adjunto José Luís Carneiro.

Em declarações aos jornalistas, o número dois de Costa no PS assumiu que é preciso "compreender as razões pelas quais os cidadãos procuram alternativas, soluções de política alternativa e nalguns casos soluções que colidem com valores constitucionais, assim como o modo como houve posicionamentos políticos à direita e posicionamentos políticos à esquerda".

O PS acabado de conquistar uma maioria absoluta preocupa-se assim com o que pode vir aí no futuro, com uma espécie de aviso à navegação para que o partido se prepare para atos eleitorais que irão, forçosamente, surgir dentro do ciclo de quatro anos de governação - as eleições europeias em 2024, as autárquicas de 2025 e as presidenciais de 2026.

O que vai acontecer ao PS depois dos quatro anos de governação com maioria absoluta - partindo do princípio que o ciclo decorre normalmente e sem interrupções - é uma preocupação que, de resto, já vem sendo levantada por dirigentes nacionais.

Como assumiu recentemente um dirigente do PS à Renascença, "a seguir é que é". Ou seja, no pós-Costa e após quatro anos de eventual desgaste, com "um parlamento hostil" e uma "rua mais brava".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • O Tanas
    16 fev, 2022 País 10:27
    Se estivesse realmente preocupado, teria escutado e dado importância aos problemas dessas pessoas, em vez de retóricas de blá-blá, quando não de verdadeiro ignorar desses problemas.
  • Joaquim Correto
    16 fev, 2022 Paços 10:03
    Do centro esquerda para a extrema direita? Não me parece! Quem é equilibrado, é equilibrado, a menos que fique desequilibrado!

Destaques V+