Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tiago Barbosa Ribeiro

Câmara do Porto. Atribuição de pelouro a ex-vereadora socialista era "algo já esperado"

09 fev, 2022 - 18:08 • Lusa

A antiga vereadora socialista Catarina Santos Cunha assumiu o estatuto de independente no executivo em novembro.

A+ / A-

O vereador do PS da Câmara do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, disse esta quarta-feira que a intenção do presidente da câmara atribuir um pelouro à antiga vereadora socialista era “algo já esperado”, considerando que são decisões que fazem parte da "natureza humana" e não de análise política.

A Câmara do Porto confirmou hoje que a vereadora com o pelouro dos Transportes, Cristina Pimentel, vai suspender o mandato para se candidatar à presidência do conselho de administração da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

O lugar da vereadora no executivo será ocupado pelo antigo vereador da Habitação, Fernando Paulo, que não foi eleito nas últimas eleições autarquias.

Ao mesmo tempo, será atribuído um pelouro à antiga vereadora socialista, Catarina Santos Cunha, que assumiu o estatuto de independente no executivo em novembro.

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, o vereador do PS, Tiago Barbosa Ribeiro, afirmou que a atribuição de um pelouro à ex-vereadora socialista “era algo esperado desde a desvinculação uns dias após as eleições, sem nenhum fundamento”.

“Todos percebemos o que se passou. São coisas que fazem parte da natureza humana, mas que não são matéria de análise política”, referiu.

Aos jornalistas, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou hoje que, apesar do movimento independente ficar com “maioria” devido às remodelações no executivo, as mesmas “não põem em causa” o acordo de governação estabelecido com o PSD, após as eleições de setembro.

“O acordo tem a ver com determinadas garantias que nós demos ao PSD em função de exigências que nos foram colocadas com base no que era o seu programa eleitoral que temos cumprido, essa matéria não está em risco nem será posta em causa”, assegurou.

Aos jornalistas, o autarca rejeitou a existência de “mau estar” dentro do executivo e afirmou que a distribuição dos pelouros será anunciada “em breve”, uma vez que está dependente da nomeação de Cristina Pimentel para a presidência da STCP.

Questionado sobre a atribuição de um pelouro à ex-vereadora socialista e não a um dos vereadores do PSD, com quem o movimento tem estabelecido um acordo, o independente afirmou que o partido “sempre afirmou que era oposição e continua a afirmar que é oposição”.

“Uma coisa é termos um acordo de incidência parlamentar que foi celebrado com o PSD que nós iremos cumprir e sabemos que eles também. Outra coisa é ter uma oposição dentro da vereação”, referiu.

O autarca disse ainda não ver “nenhuma razão” para o PSD ponderar sobre o acordo de governação, salientando que o movimento independente cumprirá “escrupulosamente o acordo”.

À Lusa, o líder da concelhia do PSD/Porto, Miguel Seabra, disse hoje ver com “estranheza” a intenção do presidente da câmara atribuir um pelouro à antiga vereadora socialista, adiantando que o partido vai-se reunir “para analisar o destino” do acordo de governação.

O jornal Público avançou hoje que, ao fim de quatro meses, o presidente da autarquia, Rui Moreira, “decidiu mexer no executivo”, estando em curso uma remodelação na Câmara do Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+