Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP reúne Comité Central para analisar resultados das legislativas

31 jan, 2022 - 16:18 • Lusa

As conclusões serão apresentadas na quarta-feira, às 11h00, por Jerónimo de Sousa, na sede nacional do PCP.

A+ / A-

Veja também:


O Comité Central do PCP vai reunir-se na terça-feira para analisar a situação político-social do país, os resultados das eleições legislativas de domingo, assim como a ação e iniciativa política do partido,.

De acordo com uma nota divulgada pelos comunistas, a reunião está prevista para terça-feira e as conclusões serão apresentadas na quarta-feira, às 11h00, pelo secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, na sede nacional do PCP.

A CDU registou no domingo o seu pior resultado em eleições legislativas, perdendo metade dos deputados, incluindo os 'pesos pesados' comunistas João Oliveira e António Filipe, e o PEV ficou sem representação na Assembleia da República.

Foi o pior resultado desde 1976. A Coligação Democrática Unitária (CDU), que integra o PCP, o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) e a associação Intervenção Democrática, perdeu seis dos 12 deputados que tinha desde as anteriores legislativas, há dois anos.

Com 99,13% dos resultados apurados, a CDU obteve 4,39% dos votos, ou seja, 236.635, e ficou pela primeira vez abaixo dos 300.000 votos, de acordo com os dados disponibilizados pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

As vitórias e derrotas de uma noite de maioria
As vitórias e derrotas de uma noite de maioria
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio
    31 jan, 2022 Seixal cheira mal 19:31
    Quem semeia ventos colhe tempestades, a única coisa que tenho de agradecer ao Costa é estar a massacrar o PCP e BE. Com o tempo as pessoas vão abrir a pestana em relação a esses partidos

Destaques V+