Tempo
|
A+ / A-

Legislativas

Comissão Política do PSD reúne-se na quinta-feira

01 fev, 2022 - 13:17 • Lusa

"Não devem existir precipitações", defende Salvador Malheiro, vice-presidente do partido.

A+ / A-

A Comissão Política Nacional do PSD vai reunir-se na quinta-feira, pelas 17h00, num hotel em Lisboa, para fazer a análise dos resultados das legislativas de domingo, disse à Lusa fonte oficial do partido.

No final da reunião, deverão existir declarações à comunicação social, segundo a mesma fonte.

Na quarta-feira, o presidente do PSD, Rui Rio, irá a Belém no âmbito das audiências que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está a promover com todos os partidos com assento parlamentar.

O vice-presidente do PSD Salvador Malheiro já tinha afirmado nesta terça-feira, no Fórum da TSF, que a direção do partido reuniria ainda esta semana para analisar os resultados das legislativas de domingo e desencadear o processo interno, depois de Rui Rio ter aberto à porta à saída.

"Não devem existir precipitações, teremos que analisar os resultados, perceber o que aconteceu. Sabendo que o presidente do partido, como deixou muito claro, entende que a sua missão dentro do partido terá ficado com uma ação muito limitada, creio que com calma deverão surgir passos óbvios para, com muita prudência, despoletar todo o processo que vise trazer um novo projeto para o partido", afirmou Salvador Malheiro.

O vice-presidente do PSD, que com a saída de Rio disse que voltará à condição de militante de base, afirmou que a reunião da CPN irá analisar uma forma de a atual direção "sair bem", considerando que merece essa deferência, e depois da reflexão sobre os resultados poderão então ser definidos calendários, que terão de passar pela convocação de um Conselho Nacional que possa marcar diretas e novo Congresso.

"A Comissão Política vai reunir, vai decidir, vai anunciar, nós não somos pessoas de reagir a quente, gostamos de refletir um bocadinho e é isso que vai acontecer", adiantou.

De acordo com os resultados provisórios das legislativas (e que ainda não incluem os quatro deputados eleitos pela emigração), o PSD conseguiu 27,8% dos votos e 71 deputados sozinho, subindo para 76 deputados e cerca de 29% do total dos votos somando os valores obtidos nas coligações de que fez parte na Madeira e dos Açores.

Ainda assim, quando se somarem os deputados da emigração, o PSD deverá ficar abaixo dos 79 que tem atualmente e ficou a quase 14 pontos percentuais do PS, que teve a segunda maioria absoluta da sua história.

“Não vejo como posso ser útil”. Rio responde a jornalista em alemão no discurso de derrota
“Não vejo como posso ser útil”. Rio responde a jornalista em alemão no discurso de derrota

Na noite de domingo, Rui Rio abriu a porta à saída da liderança do PSD, cargo que ocupa desde janeiro de 2018, caso se viesse a confirmar a maioria absoluta do PS nestas eleições legislativas (o que aconteceu), considerando que dificilmente será útil nessa conjuntura, sem, contudo, verbalizar explicitamente a sua demissão nem adiantar que passos irá dar internamente.

"Particularmente se se confirmar que o PS tem uma maioria absoluta – tem, portanto, um horizonte de governação de quatro anos –, eu sinceramente não estou a ver como é que posso ser útil neste enquadramento. O partido decidirá", declarou Rui Rio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    01 fev, 2022 PORTUGAL 18:41
    O Partido Social Democrata vai analisar o resultado de domingo. EU e MUITOS estávamos convencidissimos que o PSD seria o vencedor. Os ventos sopravam favoravelmente para a vitória. Os Outros ganharam e agora é preciso, com sabedoria, começar a romper novo caminho. Vejamos então. Dos 9 milhões e tal de inscritos votaram 5 milhoes e tal. Desses 5 milhoes apenas MILHÃO e MEIO votaram no PSD. Se os Militantes do Partido ronda os 70 MIL, temos então esse milhão e meio de Cidadãos que são APOIANTES do PSD. Este número tem que ser tomado em conta numa análise SÉRIA, e porquê? Está DEMONSTRADO que o Partido não se pode fechar entre quatro paredes, mas tem que vir ao encontro de TODOS os OUTROS. Não é hora de apontar NOMES pois se assim for, serão cozinhados em lume brando. Os resultados dizem que é preciso ENCONTRAR um Messias, mas dentro do universo do tal MILHÃO e MEIO. Deixem que exemplifique. A um automóvel é preciso fazer as REVISÕES atempadamente. Nessas revisões as PEÇAS gastas são substituídas. São substituídas por NOVAS, pois se já usadas, o efeito é PIOR. Mas com os anos e mesmo bem revisionado, o automóvel começa a dar PROBLEMAS. Então, é melhor MUDAR por outro, mas NOVO e não USADO. Não me intrometendo no interior dos Outros, vejam o que aconteceu ao CDS e reflitam bem. No domingo fiquei AMUADO, mas pensando bem, a MAIORIA absoluta veio na hora certa pois agora não vai HAVER desculpas para o que acontecer, pois não vejo grande horizonte. A ver vamos.

Destaques V+