Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ex-líder da JSD pede congresso urgente para reconstruir PSD

31 jan, 2022 - 10:43 • Lusa

Para Pedro Rodrigues "a escolha inequívoca que os portugueses fizeram significa para o PSD a necessidade de se repensar profunda e estruturalmente".

A+ / A-

Veja também:


O deputado do PSD Pedro Rodrigues pediu "a convocação urgente" de um congresso para discutir a reconstrução do partido, centrado nas causas que conduziram ao resultado de domingo, e não em "soluções instantâneas de liderança".

Numa nota enviada à Lusa, Pedro Rodrigues agradece ao atual presidente, Rui Rio, "o serviço que prestou ao partido, de acordo com o que julgou ser o caminho adequado".

"Mas é tempo de virar a página. Não para apontar responsabilidades. Mas para com serenidade desenvolvermos, em conjunto, a reflexão necessária que conduza à renovação do PSD", afirmou.

O deputado, que apoiou Rio em 2018, mas se afastou depois da atual direção, considera que entre as razões da derrota de domingo estão "causas estruturais que o partido se recusou a admitir nos últimos anos".

"E, por isso, considero fundamental a convocação urgente de um Congresso Nacional que nos permita desenvolver a discussão necessária para reconstruirmos o nosso partido", defende.

Para o antigo líder da JSD, "a opção do partido, neste momento difícil, não pode ser a de caminhar no sentido de optar por soluções instantâneas de liderança".

"Antes, devemos combater as causas que nos conduziram a este resultado", aponta.

De acordo com os resultados provisórios das legislativas (e que ainda não incluem os quatro deputados eleitos pela emigração), o PSD conseguiu 27,8% dos votos, percentagem semelhante à de 2019, 76 deputados (deverá ficar abaixo dos 79 que tem atualmente) e ficou a quase 14 pontos percentuais do PS, que teve a segunda maioria absoluta da sua história.

"A escolha inequívoca que os portugueses fizeram significa para o PSD a necessidade de se repensar profunda e estruturalmente. De questionar o papel que deve representar na sociedade portuguesa", defende Pedro Rodrigues.

O deputado considera que "o problema do PSD não é de personalidades, mas de programa".

Pedro Rodrigues recorda que, nos últimos três congressos, alertou para a necessidade de o partido se focar em alterações estruturais a apresentou uma proposta de revisão estatutária "que teria permitido que o partido se abrisse ao talento, promovesse a proximidade com os portugueses, se modernizasse e impusesse transparência nos processos de decisão".

"Se na altura essas mudanças eram importantes hoje tornaram-se urgentes", afirmou.

Na noite de domingo, Rui Rio abriu a porta à saída da liderança do PSD, cargo que ocupa desde janeiro de 2018, caso se viesse a confirmar a maioria absoluta do PS nestas eleições legislativas (o que aconteceu), considerando que dificilmente será útil nessa conjuntura, sem, contudo, verbalizar explicitamente a sua demissão nem adiantar que passos irá dar internamente.

As vitórias e derrotas de uma noite de maioria
As vitórias e derrotas de uma noite de maioria
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    31 jan, 2022 Trofa 12:18
    Agora aprecem estes palhaços.

Destaques V+