Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislativas. Há cerca de um milhão e 170 mil eleitores em isolamento

30 jan, 2022 - 14:59 • Marta Grosso

Os eleitores que estiverem confinados por estarem infetados com Covid-19 ou coabitarem com um infetado deverão votar entre as 18h00 e as 19h00. Partidos estão preocupados com a abstenção e apelam ao voto.

A+ / A-
Eleitores confinados devem votar entre as 18h00 e as 19h00. Foto: António Cotrim/Lusa
Eleitores confinados devem votar entre as 18h00 e as 19h00. Foto: António Cotrim/Lusa

Veja também:


Há cerca de um milhão e 170 mil eleitores em isolamento neste domingo, dia de eleições legislativas. As contas são feitas tendo em conta o número de casos ativos e de pessoas em vigilância, segundo a Direção-Geral de Saúde (DGS).

De acordo com o boletim epidemiológico diário, a soma destes casos dá 1.222.478 pessoas, mas nem todos estes doentes e confinados têm idade para votar. A Renascença subtraiu, por isso, a este total, o número de crianças infetadas – um total de 14.797 entre os 0 e os 19 anos.

Assim, o número total de pessoas em isolamento é de 1.178.564. Como não é possível isolar os eleitores com 18 anos, este é o número mais aproximado possível ao de eleitores confinados, que será ligeiramente mais elevado.

Segundo dados do Ministério da Administração Interna, votaram, até ao meio-dia, 23,27% dos eleitores portugueses, o que representa uma percentagem superior à das últimas legislativas (realizadas em 6 de outubro de 2019).

Para evitar um possível aumento da abstenção e garantir o direito de voto a todos os eleitores, o Governo criou um período específico para aqueles que estão confinados por causa da Covid-19 poderem votar. A recomendação é que votem entre as 18h00 e as 19h00.

“Foi a solução possível”, disse, neste domingo de manhã, João Cotrim Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal. Também Marcelo Rebelo de Sousa, em Celorico da Beira, comentou a solução encontrada, explicando que a lei deixa pouca margem para outras alternativas.

Neste domingo em que se elege um novo Parlamento, todos os líderes partidários e o Presidente da República apelaram ao voto.

“É uma prova de vida, de vitalidade e de democracia”, afirmou o chefe de Estado. O primeiro-ministro, António Costa, descreveu por seu lado o dia como “a festa da democracia”.

Os líderes dos partidos com assento parlamentar votaram até às 13h30, tendo o presidente da Iniciativa Liberal sido o primeiro e o presidente do Chega o último.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+