Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislativas 2022

CNE. Assembleias de voto abrem sem incidentes no Continente e Madeira

30 jan, 2022 - 09:29 • Lusa

Concorrem às eleições legislativas antecipadas 21 forças políticas.

A+ / A-

Veja também:


Todas as assembleias de voto para as eleições legislativas abriram hoje às 08:00, no continente e Madeira, sem registar quaisquer incidentes durante a primeira hora, revelou o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

"Não houve incidentes até ao momento", afirmou o porta-voz num balanço à agência Lusa uma hora após a abertura das assembleias de voto.

Nos Açores, as mesas de voto abriram e vão encerrar uma hora depois em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.

Concorrem às eleições legislativas antecipadas 21 forças políticas, o mesmo número do que em 2019, mas apenas 13 concorrem em todos os círculos eleitorais.

No total, são eleitos 230 deputados à Assembleia da República, de onde sairá o XXIII Governo Constitucional.

Podem votar para as eleições antecipadas de hoje 10.820.337 eleitores, mais 9.808 do que nas anteriores legislativas, em 2019.

Em 2019, a taxa de abstenção atingiu o recorde de 51,43%, comparando com os 8,3% nas eleições para a Assembleia Constituinte, em 1975, ou os 16,4% das primeiras legislativas, em 1976.

A legislatura atual, que terminaria apenas em 2023, foi interrompida depois do "chumbo" do Orçamento do Estado para 2022 ter gerado uma crise política que levou à dissolução do parlamento e à convocação de eleições antecipadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CÁDENOVO
    30 jan, 2022 PORTUGAL 20:58
    Desiludido, estou mesmo desiludido. Sempre pensei que iria ADIVINHAR, mas não sou de Fafe, nem tão pouco de Matosinhos. Na altura dos balanços, voltarei. Até lá.
  • OUTRAVEZ
    30 jan, 2022 PORTUGAL 12:57
    A Comissão Nacional de ELEIÇÕES, deve por OBRIGAÇÃO NACIONAL analisar estas DECLARAÇÕES, entrevista, pelo Candidato do Partido Socialista António Costa, nas imediações do local de voto. A isto chamasse CHICOESPERTISMO ou se quiserem, BURLA, pois apelou ao voto NELE, disfarçadamente, quando fala no PRR. Só os DISTRAÍDOS não percebem o que Ele quer dizer.
  • EU
    30 jan, 2022 PORTUGAL 12:44
    Dez milhões e oitocentos mil com direito de voto. Se deste número exercerem esse direito TRÊS MILHÕES é para mim uma grande admiração. Há dias disse que se não houvessem MACAQUICES, o vencedor destas eleições era o Partido Social Democrata. Conhecedor destas andanças desde as PRIMEIRAS, estou convencido que ESTAS vão ser as de maior abstenção. Longe vão os tempos em que os ELEITORES se vestiam a rigor para irem VOTAR. Nas redondezas das secções de voto, as Pessoas passavam ali o tempo de espera, mesmo na hora de almoço não havia falta Delas. Fui por volta do meio dia, hora da saída da Missa Dominical e se a Igreja estava meia vazia, nas secções de voto mais vazias estavam. Apenas os elementos das mesas e nada mais. Ora se UM MILHÃO está confinado, os OUTROS estão com medo. Com este intervalo de tempo e depois do APELO feito pelo Senhor Presidente da República, nenhum PARTIDO pode dar vivas como GRANDE vencedor. O Candidato que obtiver o maior número de votos, por RESPEITO, aos confinados deve ser contido nos festejos, pois estas ELEIÇÕES são uma FRAUDE, não tenham dúvida. Espero estar TOTALMENTE enganado, mas esse número 3 MILHÕES vai ser difícil de ser atingido. Já agora e porque o estou a OUVIR, o Senhor COSTA não votou Já no passado DOMINGO? Afinal onde está o RECATO? Há ou não MACAQUICES?

Destaques V+