Tempo
|
A+ / A-

debate na emissão da renascença

Álvaro Beleza: "O PS torna-se na casa da Esquerda"

30 jan, 2022 - 21:12 • Raul Santos

O socialista Álvaro Beleza destaca que PS e PSD somam "mais de 70 por cento dos votos", o que constitui um sinal de que "o eleitorado quer que os dois partidos se entendam". O deputado Duarte Marques, do PSD, reconhece que o partido não conseguiu "chamar toda a gente à direita".

A+ / A-

O dirigente do PS Álvaro Beleza disse, este domingo, na Renascença, que, a confirmarem-se as projeções eleitorais, o PS "torna-se na casa da esquerda, como o PS francês fez há uns anos".

"O PS engole à esquerda, provoca um resultado humilhante a Bloco e PCP", sublinhou o socialista que preside à Sedes e participiou na segunda hora da emissão especial da Renascença, dedicada às Legislativas.

Destacando que "a vitória do PS é muito mérito de António Costa", Beleza diz que o primeiro-ministro "não vai ter que se virar para ninguém", ao aproximar o partido de uma maioria absoluta.

Mesmo sem maioria absoluta, "o PS poderá governar quatro anos" e "pelo menos dois orçamentos estão garantidos".

Para Álvaro Beleza, apesar de ter "engolido" a esquerda, ao contrário do que aconteceu "com Guterres e Sócrates, que ganharam ao centro", Costa governará ao centro porque "o PS é o partido da social-democracia".

Álvaro Beleza destacou o facto de PS e PSD somarem "mais de 70 por cento dos votos", o que entende como um sinal de que "o eleitorado quer que os dois partidos se entendam".

"Confirma-se que os portugueses estão ao centro e são moderados, não pretendem 'geringonças'", apontou, reforçando: "Os portugueses querem estabilidade, não querem confusão."

Na segunda hora da emissão eleitoral da Renascença, esteve também o deputado do PSD Duarte Marques, que reconheceu haver "uma desilusão" no partido, "face às expetativas que foram criadas".

"Houve uma polarização de votos à esquerda e dispersão à direita", apontou Marques, recusando apontar responsabilidades individuais ao líder, Rui Rio.

"Nós não conseguimos chamar toda a gente à direita nem mesmo chamar muitos eleitores do centro, que oscialam entre PSD e PS", rematou

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+