Tempo
|
A+ / A-

Municípios vão apresentar proposta para facilitar o voto dos eleitores

26 jan, 2022 - 18:02 • Pedro Mesquita

“É imperioso que o país avance com novas soluções no momento da votação", afirma Luísa Salgueiro, em declarações à Renascença.

A+ / A-

Veja também:


A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) vai apresentar ao Parlamento uma proposta para facilitar o voto em eleições, revela à Renascença a presidente Luísa Salgueiro.

Numa altura em que o poder político tem sido criticado pela forma como preparou as legislativas em pandemia, a ANMP quer avançar com novas soluções, que vai entregar à nova Assembleia da República que sair das eleições do próximo domingo..

Luísa Salgueiro diz à Renascença que é necessário encontrar soluções e garante que, em tempo útil, irá apresentar uma proposta à Assembleia da República.

“É imperioso que o país avance com novas soluções no momento da votação. Elas são possíveis, a evolução tecnológica permite-o e há recursos que podem ser acionados se a lei o permitir. A própria Associação Nacional de Municípios apresentará, atempadamente, à nova Assembleia da República propostas e sugestões para que isso possa acontecer.”

OuvirPausa
ANMP vai apresentar proposta de novas soluções de voto, diz Luísa Salgueiro

E que formas de votar poderão ser essas? A presidente da ANMP e autarca de Matosinhos diz que ainda é preciso estudar, mas admite, por exemplo, o voto eletrónico.

“Há várias: o voto por correspondência, o voto eletrónico, o chamado ‘drive thru’, pode haver dois dias de votação, por exemplo. Há várias soluções possíveis que já acontecem noutros países. Têm que ser estudadas e analisadas para depois apresentarmos uma proposta devidamente fundamentada”, sublinha Luísa Salgueiro.

Entretanto, está a terminar a janela de votação nos lares e também para os eleitores inscritos para votarem em isolamento, sem terem que sair de casa. São menos de 15 mil pessoas, ao todo, e apenas 400 eleitores que se encontram em isolamento pediram para votar sem sair de casa.

Essa votação, que começou ontem e termina já esta quarta-feira, está a decorrer com normalidade, explica à Renascença a presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

O verdadeiro "boom" de eleitores vai acontecer no próximo domingo. Há centenas de milhares de eleitores que se encontram em isolamento e podem ir votar, de preferência entre as 18h00 e as 19h00.

Já só faltam pouco mais de 100 horas para as legislativas de domingo e, além de todos os outros eleitores, calcula-se também poderão sair de casa para votar quase 900 mil pessoas, que se encontram em isolamento.

A decisão política foi a poucas semanas das eleições, mas, segundo Luísa Salgueiro, está tudo preparado para que este dia de votação em massa decorra em segurança.

A presidente da Associação Nacional de Municípios adianta que não houve dificuldade em constituir as mesas de voto.

Voto antecipado no Porto. “Foi entrar, votar e sair”
Voto antecipado no Porto. “Foi entrar, votar e sair”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+