Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislativas 2022

Costa diz que só PS garante aumento extraordinário das pensões e do salário mínimo

25 jan, 2022 - 20:34 • Lusa

Na cidade dos estudantes, para a juventude, António Costa advogou que o voto no PS se destina "à redução das propinas e à existência de bolsas para a frequências dos mestrados".

A+ / A-

O secretário-geral do PS advertiu esta terça-feira que só uma vitória do seu partido garante este ano um aumento extraordinário das pensões, a subida do salário mínimo até 2026 e a manutenção de um Serviço Nacional de Saúde tendencialmente gratuito.

Estas posições foram transmitidas por António Costa no final de uma arruada na baixa de Coimbra, tendo ao seu lado a cabeça de lista socialista por este círculo eleitoral, a ministra Marta Temido.

Perante centenas de apoiantes, o líder socialista dramatizou, dizendo que no próximo domingo "está em causa um conjunto de escolhas decisivas para o país".

"Quando votarmos pelo PS, vamos votar pelos idosos que têm direito a uma Segurança Social forte e ao aumento extraordinário das pensões, que estava no Orçamento [para 2022] e que vai ser pago quando o Orçamento for aprovado", declarou.

Neste mesmo tom, António Costa prosseguiu a sua intervenção com referências aos salários.

"Vamos votar pelos trabalhadores que têm salário mínimo nacional e que querem que o salário mínimo nacional continue a subir. Vamos votar pelos trabalhadores que têm salário médio e que tem de aumentar. Vamos votar por todos os trabalhadores que têm direito a uma agenda de trabalho digna, sem precariedade, com salário justo e com boa conciliação entre as vidas profissional e familiar", disse.

Na cidade dos estudantes, para a juventude, António Costa advogou que o voto no PS se destina "à redução das propinas e à existência de bolsas para a frequências dos mestrados".

Depois, falou na intenção do PS de baixar o IRS para a classe média, para as famílias com filhos e para os jovens nos primeiros cinco anos de atividade.

"Com o PS, fica garantido um Serviço Nacional de Saúde [SNS] público, universal e sempre, sempre, sempre tendencialmente gratuito", completou.

Antes, Marta Temido já tinha feito uma intervenção na mesma linha.

"Não podemos correr o risco de deitar o SNS borda fora, porque é isso que está em causa", declarou, antes de atacar o PSD.

"Saibamos ler nas entrelinhas. É claro: Quando se diz [no programa do PSD] que se quer substituir o SNS por um sistema nacional de saúde, ninguém fica a saber porquê. Quando se diz que as taxas moderadoras são uma questão técnica, pretende-se esconder que essa questão técnica toca no bolso dos portugueses", sustentou.

Depois, Marta Temido invocou a obra política do fundador do PS e criador do SNS, António Arnaut.

"Quem é de Coimbra e viu o doutor António Arnaut defender o SNS, não esquece o património que temos na saúde pública. O SNS tem muito para melhorar, mas o SNS esteve lá nos piores dias, naqueles dias em que as ambulâncias faziam fila e não havia sítio para deitar doentes. Dias em que todos tínhamos o coração cheio de aflição", disse.

No próximo domingo, segundo a "número um" da lista do PS por Coimbra, "está em causa uma escolha entre dois modelos diferentes".

"Estamos do lado dos que precisam mais, dos que querem combater a pobreza, que querem emprego mais digno e melhores condições salariais. Valorizamos o Estado, porque o Estado é um guarda-chuva social para os piores momentos", acrescentou.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Baião
    25 jan, 2022 Cascais 22:37
    Sobre votos. Como posso votar se nós estamos a navegar neste vírus nestas vacinas e nestes izulamento obrigatórios ? E Que fomos proibidos a ter convivência com nossos amiguinhos no Natal. Então agora para votar já não á restrições? Já não á vírus? Não contém com o meu voto! Se eu tive que passar o Natal sozinha por não poder passar com os meus amigos porque família não a tenho pois também não posso gastar a minha sola do sapo para votos não é justo nos proibiram estar com quem nós gostamos por causa do um vírus que toda a gente sabe que faz parte do terceiro segredo de Fátima. E só cabe a Deus e a Nossa Senhora de Fátima que o vírus se vá.

Destaques V+