Tempo
|
A+ / A-

Entrevista a António Costa. Solução do PSD para os professores "não é sem custos”

24 jan, 2022 - 10:42 • Susana Madureira Martins (entrevista) , Sofia Freitas Moreira (texto) , Joana Bourgard (fotografia e vídeo) , Inês Rocha (vídeo)

Para o candidato socialista, a resposta passa pela criação de um novo modelo de contratação e de vinculação dos professores. “Como disse na altura, nós íamos resolver o problema para o futuro, mas não podem pedir-nos que resolvamos todos os problemas acumulados do passado”, sublinha.

A+ / A-
Entrevista a António Costa. Solução do PSD para os professores "não é sem custos”
Entrevista a António Costa. Solução do PSD para os professores "não é sem custos”

Veja também:


António Costa diz que a antecipação da idade da reforma dos professores, para resolver o problema da reposição do tempo de serviço, não vem “sem custos”. O líder do PS comentava, em entrevista à Renascença, esta segunda-feira, uma proposta apresentada por Rui Rio.

Para o primeiro-ministro, a antecipação da idade de reforma destes profissionais implica “acelerar um desafio que nós temos e para o qual temos de responder bem, que é a renovação da atual geração de professores”.

“Para o doutor Rui Rio é mais fácil, porque ele não está preocupado, nem dá garantias que vai manter as turmas com o número de alunos reduzido e, obviamente, se aumentamos o número de alunos por turma, como no passado, precisamos de menos professores, e esse problema não se coloca, mas agrava um problema que é a qualidade da educação, que é a questão central”, continua António Costa.

Para o primeiro-ministro, a resposta passa pela criação de um novo modelo de contratação e de vinculação dos professores, de forma a “permitir aos professores vincularem mais rapidamente, estabilizarem a sua vida mais rapidamente e não andarem anos com a casa às costas”.

Costa atira ainda que “é sempre fácil e tentador ser simpático nas campanhas eleitorais, com as reivindicações que vão surgindo. Quando se deseja mesmo governar, devemos assumir os compromissos que estamos em condições de assumir”.

António Costa à Renascença. A entrevista na íntegra
António Costa à Renascença. A entrevista na íntegra

"Não podem pedir-nos que resolvamos todos os problemas" do passado

“Nós íamos resolver o problema para o futuro, mas não podem pedir-nos que resolvamos todos os problemas acumulados do passado. Foi o meu Governo que descongelou essas carreiras, que estiveram anos e anos congeladas. Nunca esteve descongelada tanto tempo como tem estado”, sublinha ainda.

António Costa refere que, graças às políticas adotadas nó últimos anos pelo Governo PS, “milhares de professores, entretanto, já progrediram na sua carreira”.

“Acho que no último escalão da carreira, o 10.º escalão, não havia ninguém que alguma vez lá tivesse chegado, e agora já há vários professores que atingiram esse escalão. Essa reposição da carreira é um ganho absolutamente extraordinário relativamente ao ano passado”, sublinha, admitindo, no entanto, que não há capacidade para compensar integralmente estes profissionais.

Durante a entrevista à Renascença na reta final da campanha para as eleições legislativas, o líder do PS recordou ainda que a mulher também foi educadora. “Lembro-me bem do que era a nossa vida durante o verão. Em agosto, começava a angústia de saber onde é que ia ser colocada. Eu percebo bem qual é essa vida dos professores e acho mesmo que é o mais prioritário que temos a fazer”, garante.

Nesta entrevista à Renascença, António Costa deixa a porta aberta a conversações com todos os partidos, à exceção do Chega. “Depois do aconteceu, não posso dizer que geringonça seja a única solução”, frisou.

O líder do PS e atual primeiro-ministro acredita que pode ter o Orçamento do Estado (OE) para 2022 em vigor em abril, caso seja reeleito, mas alerta que o mesmo pode não acontecer em caso de derrota.

O salário mínimo nacional (SMN) pode ir além dos 900 euros prometidos pelo Partido Socialista no seu programa eleitoral até 2026, afirma em entrevista à Renascença.
OuvirPausa
Ouça a entrevista de António Costa à Renascença
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ex-professor
    25 jan, 2022 5 de Out 21:04
    Professor que vote PS, das duas, três: ou é masoquista e gosta de sofrer, ou tem memória curta do que foi a Educação sob o domínio do PS, ou é um xuxa militante fanático que não deixa de votar no partido do "curação", mesmo que saiba que o vão "lixar à grande". Quem não escolhe em quem vota, como se estivesse a escolher o presidente do seu clube de futebol, usa o cérebro e não vota PS. Nem PSD, já agora, que também não é flor que se cheire
  • Descaramento!
    25 jan, 2022 É preciso descaramento 20:47
    Devia lavar a boca com sabão quando fala dos professores, António Costa! Os problemas que "veem de trás" como diz, começaram maioritariamente nos tempos da Milú, lembra-se dela? Sim a ministra da Educação do PS de Sócrates, Maria de Lurdes Rodrigues, que contra a vontade de toda uma classe docente em peso, de sindicatos, e de quase todos ligados à Educação, impôs, pela Força Bruta duma Maioria Absoluta - e quer você repetir a "façanha" ... - um Edifício legalista em Modo Castigador, com um estatuto da carreira docente que é puro terrorismo, um estatuto do aluno, um verdadeiro convite à rebaldaria e indisciplina, e uma avaliação hiperburocrática virada apenas para impedir a progressão na Carreira - aliás quando esteve no ISCTE ela recusou ser avaliada pelo modelo que implementou e pediu as benesses "devidas" ao cargo ... E sabendo que ia enfrentar resistência, a Milú criou MegaAgrupamentos edeu aos Diretores de Escolas poderes discricionários em que agora eles fazem o que querem numa lógica de "quem manda somos nós". De lá para cá, quase nada foi alterado apesar de você ter estado 6 anos no governo. E quer palmas pelo "descongelamento" ilegal desde o início? Não havia contrato entre os professores e o Estado que o PS rasgou quando mudou as regras do jogo a meio do jogo e impôs novas regras? E o Passos não tinha também prometido o descongelamento? Você e o PS atrevem-se a intitular-se "amigos" dos professores? Eu digo: Com amigos destes, os professores não precisam de inimigos.
  • Petervlg
    25 jan, 2022 Trofa 12:21
    Antonio costa devia ter vergonha a falar dos Professores. Tira ao Professores e mete o dinheiro na TAP

Destaques V+