Tempo
|
A+ / A-

Rui Moreira: "Rio passa o tempo a falar dos julgamentos de tabacaria, porque quer ser ele a fazê-los"

22 jan, 2022 - 20:37 • João Carlos Malta

Moreira não esquece silêncio de Rio após a absolvição no caso Selminho. Afirma que não esperava desculpas do líder do PSD, e acrescenta que não o vê com alguém com autoridade ética.

A+ / A-

Veja também:


O presidente da Câmara do Porto Rui Moreira voltou, na noite deste sábado, a criticar Rui Rio devido à postura que o líder do PSD teve ao longo do Caso Selminho, no qual o autarca agora foi absolvido. Moreira diz ainda que não reconhece nenhuma autoridade especial a Rio no plano ético.

"Rui Rio passa o tempo a falar dos julgamentos de tabacaria, porque quer ser ele a fazê-los", afirmou o presidente da Câmara do Porto em entrevista à SIC.

O autarca que o tribunal considerou não ter prejudicado os interesses da Câmara Municipal do Porto para beneficiar os interesses da empresa Selminho, diz que recebeu telefonemas do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa, de Pedro Santana Lopes, e dos líderes dos partidos que o apoiam na liderança da cidade do Porto. Rui Rio ficou fora desse leque de pessoas que manifestaram solidariedade.

"Não estava à espera. Acho que lhe ficava bem, mas não me surprendeu", confessou. Isto ao mesmo tempo que lançou uma farpa ao candidato do PSD ao cargo de primeiro-ministro.

"Ele teve um problema com o dr. Silvano a quem desejo a quem desejo todas as felicidades", lançou.

Moreira não tem nem esperança, nem expetativas de que Rui Rio mude de atitude em relação a este caso. "Não conto que o senhor doutor Rui Rio agora, mais tarde, em qualquer altura, peça deculpa, pelo lamentável episóido em que tentou interferir na politica e na minha honorabilidade", sintetizou.

E rematou a dizer que: "Não lhe reconheço nenhuma autoridade especial no plano ético".

O líder do PSD, apesar de questionado pelos jornalistas, tem recusado comentar a absolvição de Rui Moreira determinada pelo Tribunal de São João Novo, no Porto.

Durante a campanha para as eleições autárquicas, Rui Rio descartou a possibilidade de apoiar Rui Moreira a um terceiro mandato, considerando que o atual presidente da Câmara do Porto "não é confiável" e misturou negócios imobiliários da família com gestão autárquica.

"Tem interesses imobiliários num dado município e vai para presidente da câmara desse município, ao ponto de ter uma acusação pesada e grave por força de ter misturado gestão autárquica com a gestão do património imobiliário da sua família", afirmou o líder do PSD à época em entrevista ao Observador.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, foi esta sexta-feira absolvido no caso Selminho, em que era acusado de prevaricação e arriscava a perda de mandato na autarquia.

A leitura do acórdão do mediático processo (consulte em versão PDF) terminou no Tribunal de São João Novo, no Porto. O coletivo de juízes concluiu que não havia provas para condenar o autarca.

O Ministério Público não conseguiu provar que Rui Moreira tenha influenciado a resolução do acordo entre a Câmara Municipal do Porto e a Selminho, indica o tribunal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    22 jan, 2022 PORTUGAL 21:40
    Dr. Rui Moreira, fica-lhe MUITO MAL ser defensor em causa própria. A toma de CHÁ na cidade do Porto ERA um acto CHIQUE.

Destaques V+