Tempo
|
A+ / A-

Legislativas: Tavares alerta para aumento dos níveis de "ciganofobia"

22 jan, 2022 - 18:28 • Lusa

O dirigente do Livre Rui Tavares alertou hoje em Almada para o perigo de propostas que pretendem aumentar os níveis de preconceito contra a comunidade cigana em Portugal.

A+ / A-

Veja também:


Sem mencionar o nome de nenhum partido, o cabeça de lista do Livre por Lisboa, Rui Tavares, que esteve hoje numa sessão pública no Parque da Paz, em Almada, começou por lembrar a "importância do legado de Joaquim Benite", fundador do Teatro de Almada falecido em 2012, que se orgulhava das suas raízes ciganas.

"Sabemos que há partidos que têm propostas de exclusão que são muitas vezes centradas no aumento do preconceito contra uma das comunidades que já sofre de mais preconceito secular em Portugal. Têm propostas que pretendem aumentar os níveis de "ciganofobia" neste país", disse no discurso que fez na sessão com os seus apoiantes.

O fundador do Livre fez questão de aludir à última vez que conversou com o encenador e diretor, dando-o como exemplo de alguém que muito contribuiu para a cultura. "Na última conversa que tivemos demonstrava um grande orgulho na sua autoidentificação e nas suas raízes como pessoa cigana. Nos anos 90 tive a sorte de conhecer uma pessoa muito importante para a cultura de Almada e que tem o seu nome no Teatro desta cidade. Joaquim Benite foi alguém que fez cultura e ajudou a construir a esfera pública e política desta cidade".

Rui Tavares, que teve ao seu lado Paulo Muacho, cabeça de lista por Setúbal do Livre, considerou que nas últimas legislativas foi "esbanjada" a maior maioria de esquerda de sempre.

"Estas são umas eleições pelas quais a maior parte de nós não esperava, embora houvesse quem tivesse avisado desde o início que a falta de um acordo escrito no início da legislatura iria encurtar a legislatura, tornando-o menos escrutinada. A maior maioria de esquerda de sempre foi esbanjada quando deveria ter sido utilizada para os grandes combates de esquerda do nosso país", considerou.

Na ocasião, Paulo Muacho, que encabeça a candidatura do Livre em Setúbal, alertou para os problemas do distrito que continuam por resolver, destacando, entre outros, as questões relacionadas com o ambiente e a saúde.

"Somos completamente contra o Aeroporto de Alcochete, que colocaria em causa a biodiversidade do estuário do Tejo. Somos pela defesa da Arrábida e do estuário do Sado e contra as dragagens que aí são feitas. Na saúde, as situações do Hospital de Setúbal e no Garcia de Orta, em Almada, são complicadíssimas e requerem soluções. O hospital do Seixal continua à espera para ser uma realidade. São promessas atrás de promessas por cumprir", acusou.

Entretanto, este domingo, pelas 13:30 horas, Rui Tavares, líder o Livre, exerce o seu voto antecipado na Cidade Universitária, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • sara
    22 jan, 2022 lisboa 21:40
    Carissimo, vive em almada?vai aos supermercados e anda de transportes em almada?anda pela ruas de almada?não opine sobre o que não sabe, hoje é tudo racismo e xenofobia, todos podem dizer mal de portugal, fazer mal, matar, roubar e etc, mas ai daquele que impoe ou relata, é logo acusado de racista ou xenofobo, veja as coisas que poem no instagram, em todas as redes sociais, ande de transportes, para ver o quanto dizem mal de portugal e dos portugueses, alguem que nos ajude

Destaques V+