Tempo
|
A+ / A-

Últimas sondagens encurtam distâncias entre PS e PSD

21 jan, 2022 - 07:59 • Olímpia Mairos

PS e PSD em empate técnico. Iniciativa Liberal sobe e assiste à descida do Chega, BE e PCP. A sondagem das sondagens da Renascença estima que, se as eleições fossem hoje, o PS venceria, sem maioria absoluta, com 38% dos votos. CDS-PP e Livre muito próximos.

A+ / A-

O PSD de Rui Rio mantém a tendência de subida e regista agora 32,9%, o seu valor mais alto, quando três dias antes estava no seu ponto mais baixo (28,8%).

Já o PS de António Costa continua em queda e está agora nos 36,5%, quando há três dias atingia o seu ponto mais alto com 40,1% das intenções de voto.

De acordo com a sondagem diária da TVI/CNN, tendo em conta os intervalos de confiança mínimos e máximos, PS e PSD estão pela primeira vez em empate técnico.

O valor mínimo da amostra de votantes em António Costa é de 32,6% e o máximo da amostra de Rui Rio é de 36,7%. Números que não colocam de fora a hipótese de Rio ultrapassar Costa na votação de 30 de janeiro.

Na quinta-feira, um outro inquérito de opinião realizado pela Universidade Católica, realizado entre 12 e 18 de Janeiro, dava conta que o partido liderado por António Costa soma 37% das intenções de voto, numa queda de 2% face à semana passada.

Já o PSD recupera e está agora com 33%, num aumento de três pontos percentuais face à sondagem anterior, antes de concluídos os debates televisivos.

As duas últimas sondagens consideram inquéritos realizados já depois do frente-a-frente Rio-Costa e ainda os primeiros dias de campanha eleitoral.

Iniciativa Liberal sobe, Chega desce

Segundo o inquérito, realizado entre domingo e quarta-feira, para a TVI/CNN, já depois de os partidos começarem a campanha eleitoral, a Iniciativa Liberal mantém a tendência de subida e ultrapassa o Chega que continua a perder votos mantendo-se, no entanto, à frente de Bloco de Esquerda e CDU.

PAN e Livre têm registam poucas variações nos últimos dias. Reúnem agora 1,9% e 1,5% das intenções de voto, respetivamente. O CDS está com 1% dos votos.

Neste momento, o agregador de sondagens da Renascença estima que, se as eleições fossem hoje, o PS venceria, sem maioria absoluta, com 38% dos votos.

De acordo com este modelo, disponível numa página interativa da Renascença, com atualização diária, o Partido Socialista segue na frente, com sete pontos percentuais de avanço sobre o PSD, que soma 30,7% das intenções de voto estimadas.

O Bloco de Esquerda fica na terceira posição, com 5,7%, Seguem-se CDU (5,2%), CDS-PP (1,5%), PAN (2%) e Chega (6,8%).

Apesar da "Tracking Poll" da TVI/CNN apresentar resultados diários, o agregador de sondagens da Renascença só considera as estimativas deste modelo de quatro em quatro dias, isto é, quando a amostra é inteiramente renovada (152 entrevistas diárias num total de 608 entrevistados).

O que é e como funciona o agregador de sondagens da Renascença?
O que é e como funciona o agregador de sondagens da Renascença?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Frade
    22 jan, 2022 Samora Correia 15:20
    Incrível..tendencioso..mal escrito..e sem nexo. Ex: BE em 3, com 5,8...em último CHEGA com 6,3%.. incrível..
  • carlos
    21 jan, 2022 azeitão 21:25
    Grande atrapalha e so ler
  • Fernando Frade
    21 jan, 2022 SAMORA CORREIA 20:43
    Gosto de belos comentários de pessoas que acreditam em magia. Ler o que acima está escrito e, por um jornaleiro advinho " já o PSD de Antonio Costa"....
  • EU
    21 jan, 2022 PORTUGAL 10:51
    Se não houver MACAQUICES, Rui Rio vence no dia 30.

Destaques V+