Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislativas

Quase 316 mil eleitores inscritos para voto antecipado

21 jan, 2022 - 17:57 • Lusa

Um total de 315.785 eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no domingo nas eleições legislativas, indicam os dados finais do Ministério da Administração Interna (MAI) hoje divulgados.

A+ / A-

Veja também:


Um total de 315.785 eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no domingo nas eleições legislativas, indicam os dados finais do Ministério da Administração Interna (MAI) hoje divulgados.

Os eleitores recenseados no território nacional puderam inscrever-se, entre domingo e quinta-feira, para votar antecipadamente em mobilidade no domingo, uma semana antes das eleições legislativas de 30 de janeiro.

Em comunicado, o MAI recorda que os eleitores que tenham feito a sua inscrição no voto antecipado em mobilidade, mas não consigam exercer o seu direito de voto no domingo, podem votar no dia 30.

O Ministério da Administração Interna apela para "o rigoroso cumprimento das normas de segurança sanitária durante o exercício de voto", nomeadamente utilização de caneta própria, máscara; distanciamento social e higienização das mãos.

Na modalidade do voto antecipado em mobilidade, os eleitores inscreveram-se num local de voto à sua escolha num município do continente ou das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, através de meio eletrónico em www.votoantecipado.mai.gov.pt ou por correio enviado para a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

Na quarta-feira, o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna considerou que o número de eleitores inscritos para votarem antecipadamente em mobilidade a 23 de janeiro está "muito aquém das estimativas da administração eleitoral".

Antero Luís afirmou que foi desenhada uma logística para que cerca de um milhão de portugueses pudesse votar antecipadamente para as eleições legislativas em 23 de janeiro.

Nas anteriores legislativas, em 2019, mais de 50.000 eleitores votaram antecipadamente, uma semana antes das eleições, enquanto nas presidenciais de 2021, já durante a pandemia de covid-19, 197.903 portugueses exerceram o seu direito uma semana antes da data do ato eleitoral.

Mais de 10 milhões de eleitores residentes em Portugal e no estrangeiro constam dos cadernos eleitorais para a escolha dos 230 deputados à Assembleia da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+