Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislativas

Braga garante voto antecipado “em segurança e sem filas”

21 jan, 2022 - 07:50 • Isabel Pacheco

Conta com 35 mesas de voto, três vezes mais do que nas últimas eleições. O ato eleitoral antecipado vai decorrer no Altice Fórum, onde são esperados perto de oito mil eleitores.

A+ / A-

No Altice Fórum Braga fazem-se os últimos testes antes do voto antecipado marcado para domingo. As mesas de voto já estão montadas e os circuitos definidos.

“Vamos percorrer os corredores e perceber se os percursos estão percetíveis. Se for simples para nós é simples para qualquer pessoa”, explica Carlos Silva, coordenador da operação do voto antecipado em Braga, em entrevista à Renascença.

A ideia é criar um sistema eficaz que "evite filas e tempo de espera”. “A pessoa chega, vai votar e vai embora em menos cinco minutos”, antecipa Carlos Silva, que conta com o apoio da tecnologia para agilizar o processo no dia do ato eleitoral.

“Temos pessoas com tablets que fazem a chamada de forma automática e temos ecrãs gigantes no exterior para que as pessoas possam seguir as orientações.”

As 35 mesas de voto, três vezes mais do que no último ato eleitoral, vão estar distribuídas pelos três pisos do edifício. Um espaço de 2.500 metros quadrados, onde o responsável garante estarem reunidas "todas condições para que corra tudo em segurança”.

“As áreas são muito grandes para que se possa garantir o distanciamento. Haverá marcas no chão a assinalar a distância de segurança e em qualquer sítio as pessoas podem desinfetar as mãos”, exemplifica.

Como reforço de segurança, os 150 elementos das mesas de voto vão ser testados à Covid-19. Uma medida adotada pela autarquia bracarense para “tranquilizar” os eleitores e os elementos das mesas, adianta o autarca Ricardo Rio.

“Vamos disponibilizar testes para todos os membros das mesas que vão ser testados previamente à sua participação. Vamos ter a certeza de que quem está nas mesas de voto não vai estar infetado, pelo menos, naquele dia.”

Em Braga, prevê-se que perto de oito mil eleitores votem antecipadamente no domingo.

Segundo os dados mais recentes, o número de cidadãos eleitores que se inscreveram para votar no voto em mobilidade, até às 19h00 de quinta-feira, foi de 285.508.

A inscrição para o voto antecipado em mobilidade decorre até hoje, às 23h59, em www.votoantecipado.mai.gov.pt.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+