Tempo
|
A+ / A-

​Medidas para voto de isolados são um "remedeio", diz Rio

19 jan, 2022 - 17:11 • Redação, com Lusa

O facto de haver um horário específico de uma hora para os confinados votar não tem muita lógica, disse o líder do PSD, à chegada a uma ação de campanha em Viseu.

A+ / A-

As medidas anunciadas para que os eleitores em isolamento possam votar a 30 de janeiro são um “remedeio” e pecam por "curtas", afirma o presidente do PSD, Rui Rio.

O facto de haver um horário específico de uma hora para os confinados votar não tem muita lógica, disse esta quarta-feira Rui Rio, à chegada a uma ação de campanha em Viseu.

“É um bocado curto, as pessoas vão juntar-se ali muito”, disse.

Rui Rio questionou ainda o Governo pelo facto de não haver mesas de voto próprias para os eleitores isolados.

“Primeiro entendo que é curto, esse espaço de tempo é muito curto, entre as seis e as sete, é muito pouco tempo. Depois acho que devia haver mais mesas, porque se houver mais mesas há mais dispersão das pessoas”, afirmou o líder do PSD.

O candidato a primeiro-ministro gostaria que o Governo “explicasse, porque pode ter explicação para isso, porque é que “não vai haver mesas específicas e próprios apenas para aqueles que estão confinados e, particularmente, aqueles que estão infetados”.

“Isso era a solução que eu procuraria. Pode haver razões de ordem logística que não o permitem, eu não estou no Governo, não sei. Mas sinceramente aquilo que era aconselhável, primeiro era que as pessoas tivessem mais tempo e tivessem mesas próprias ”, frisou.

Os eleitores que se encontrem em isolamento devido à covid-19 podem sair de casa para votar no dia 30 de janeiro, anunciou est quarta-feira a ministra da Administração Interna, adiantando que o Governo recomendará uma hora específica.

"O período mais adequado será, provavelmente, a última hora, entre as seis (da tarde) e as sete", declarou Van Dunem.

A decisão do Governo surge após ter chegado ao Ministério da Administração Interna o parecer do conselho consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o voto dos eleitores em isolamento devido à covid-19 nas eleições legislativas de dia 30.

Rui Rio acrescentou ainda que, as mesas próprias “permitiam, não só, que não tivessem contacto com outras pessoas como permitiam que os próprios membros da mesa se pudessem organizar de forma a estar muito distantes daqueles que vão chegar para votar”.

O líder social-democrata reiterou que as “pessoas deveriam votar seguramente”, considerando que isso é “unanimidade nacional”.

“As pessoas têm de votar, agora têm de votar em segurança para os outros e para si próprios (…) não sei qual é a razão pela qual não se faz isto. Poderá a razão ser porque se deixou para tarde e a más horas e já não há tempo, não sei se é essa a razão, mas isso é que seria aconselhável”, frisou.

Na sua opinião, a solução anunciada hoje pelo Governo é “um remedeio” e que “pior do que isto era as pessoas não poderem votar”, em qualquer circunstância, mesmo que fossem poucos, que fará agora que são muitos”, agora, a “organização é deficiente, sinceramente é deficiente”.

“Acho que essa separação era muito importante, repito, para todos e, em particular até para quem está nas mesas”, frisou.

Salientou ainda que espera que este processo não leve a uma maior abstenção porque tem visto “as pessoas a fazer a sua vida na rua de uma forma razoavelmente normal e não vê “razões para não o fazerem no momento do voto”, agora, podia era ser feito com mais segurança”, sublinhou.

O primeiro-ministro e líder do PS, António Costa, afirma que a solução para o voto dos eleitores que vão estar confinados no dia 30 de janeiro"é equilibrada" e permitirá a todos exercer o seu direito cívico nas eleições legislativas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+