Tempo
|
A+ / A-

Legislativas 2022. PAN pede alargamento do horário de votação para eleitores em isolamento

19 jan, 2022 - 18:09 • Lusa

A+ / A-

A líder do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Inês Sousa Real, apelou esta quarta-feira ao Governo para alargar o horário da votação destinado aos eleitores em isolamento devido à covid-19 nas legislativas de 30 de janeiro, considerando que “uma hora é insuficiente”.

“Sendo este o quarto ato eleitoral em pandemia, não nos faz qualquer sentido que não se assegure um maior alargamento de horário e é esse o repto que deixamos ao Governo para que se organize neste sentido”, afirmou.

Inês Sousa Real falava aos jornalistas à margem de uma ação de campanha no Canil Municipal de Évora sobre o anúncio do Governo de que os eleitores que se encontrem em isolamento devido à covid-19 podem sair de casa para votar numa hora específica.

“O período mais adequado será, provavelmente, a última hora, entre as seis (da tarde) e as sete”, declarou a ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, em conferência de imprensa.

A porta-voz do PAN realçou que se trata de “uma solução de meio termo” e pediu que “a legislação que venha a ser produzida pelo Governo acautele também o maior alargamento do horário de votação, em particular, até às 20:00”.

Será “um período muito curto”, caso o Governo opte por determinar a votação de eleitores em isolamento entre as 18:00 e as 19:00, assinalou, argumentando que “uma hora parece muito pouco” para que possam votar “sem ser em contexto de fila”.

Sousa Real notou que estas legislativas são “já o quarto ato eleitoral” durante a pandemia e que “é essencial assegurar, não só o desdobramento das mesas, mas o próprio horário para garantir que ninguém deixa de exercer um direito fundamental”.

“Deverá existir margem para esse alargamento de horário”, pois “uma hora parece-nos insuficiente, até porque podem existir outras pessoas que possam deixar para o final do dia o exercício do voto e o que não queremos é que a rainha da noite seja mais uma vez a abstenção”, acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+