Tempo
|
A+ / A-

Legislativas. Perto de 69 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade

16 jan, 2022 - 21:41 • Lusa

As inscrições decorrem até quinta-feira, 20 de janeiro.

A+ / A-

"O número de cidadãos eleitores que se inscreveram para votar no voto em mobilidade, até às 19h00 deste domingo, é de 68.904", lê-se num comunicado da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

Em comparação, "até às 19h00 do primeiro dia de inscrições para o voto antecipado em mobilidade nas eleições presidenciais de 2021 tinham-se inscrito 33.883 cidadãos eleitores", refere-se na mesma nota.

Hoje é o primeiro de cinco dias em que os eleitores recenseados no território nacional se podem inscrever para votar antecipadamente em mobilidade no domingo 23 de janeiro, uma semana antes das eleições legislativas de 30 de janeiro.

Nesta modalidade, os eleitores inscrevem-se num local de voto à sua escolha num município do continente ou das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, através de meio eletrónico em www.votoantecipado.mai.gov.pt ou por correio enviado para a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

As inscrições decorrem entre hoje e quinta-feira, 20 de janeiro.

A Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna assinala que, "caso um cidadão esteja inscrito no voto antecipado e não o exerça, poderá votar no dia 30 de janeiro".

Na atual conjuntura de covid-19 em Portugal, o Governo anunciou que a votação antecipada em mobilidade nestas legislativas está preparada para um milhão e 200 mil eleitores, através de 2.600 secções de voto, que poderão ainda ser aumentadas, apelando à inscrição nesta modalidade para prevenir situações de isolamento na data das eleições.

De acordo com o Ministério da Administração Interna, "as mesas de voto antecipado podem ser desdobradas quando se inscrevam um número de eleitores sensivelmente superior a 500 por cada uma das mesas de voto existentes num determinado local de votação".

"Serão constituídas 16.427 secções de voto, das quais 2.606 no dia 23 para o voto antecipado em mobilidade -- quase quatro vezes mais que as 675 das eleições presidenciais de 2021 -- e 13.821 no dia 30", adianta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    16 jan, 2022 PORTUGAL 23:54
    DUAS MIL SEISCENTOS E SEIS secções de voto para o dia 23. O, ainda, Primeiro Ministro acha este procedimento uma maneira de fazer GRAÇOLAS, não acha? Quantos ELEMENTOS vão estar nessas secções de voto? Quanto é o seu CUSTO? Porque será que aparece aqui o MILHÃO e 200 MIL? Tem graça, não tem? É a pergunta sem resposta.

Destaques V+