Tempo
|
A+ / A-

Legislativas 2022

Nova sondagem dá vitória ao PS sem maioria absoluta. Esquerda reúne mais intenções de voto

12 jan, 2022 - 20:49 • Redação

O partido liderado por António Costa fica com 39,6% dos votos, com 9,6 pontos percentuais de vantagem para o PSD de Rui Rio, que fica nos 30%.

A+ / A-

Uma nova sondagem da Pitagórica para a TVI/CNN Portugal dá vitória ao Partido Socialista, mas sem a maioria absoluta tão discutida ao longo da pré campanha para as Legislativas de 2022.

O partido liderado por António Costa fica com 39,6% dos votos, com 9,6 pontos percentuais de vantagem para o PSD de Rui Rio, que fica nos 30%.

No terceiro lugar, como é a ambição de Catarina Martins, surge o Bloco de Esquerda, com 6,4% das intenções voto. Não deixa de ser um resultado manifestamente inferior aos 9,5% conquistados, em 2019.

Em sentido contrário, segundo a sondagem da Pitagórica, o Chega fica abaixo das ambições de André Ventura e aparece colocado em quarto lugar, com 5,7%. Mesmo assim, é um crescimento considerável, face aos 1,29% dos votos que obteve nas últimas eleições legislativas,

Em quinto lugar há um empate entre CDU e Iniciativa Liberal, que obtêm ambas 5,1% das intenções de voto.

Para a coligação entre comunistas e verdes é uma quebra dos 6,33% dos votos obtidos, em 2019. Já para os liberais, multiplica por quatro os votos das últimas legislativas.

O PAN surge acima do CDS-PP na sondagem da Pitagórica. Inês Sousa Real lidera o partido aos 1,8% das intenções de voto (e, assim, derrapa face aos 3,32% conquistados em 2019) e Francisco Rodrigues dos Santos não vai além de 1,5%.

O Livre não é referido nesta sondagem.

Sondagem das Sondagens

Onde pára a intenção de voto? Em que ponto convergem os estudos de opinião?

Para que não se perca no ruído mediático, a Renascença reúne todos os inquéritos de opinião políticos realizados em Portugal.

Juntamos as peças para completar a grande fotografia do previsível resultado das próximas eleições legislativas, onde os pequenos partidos podem decidir a vitória de um dos dois grandes.

Acompanhe a tendência da intenção de voto dos portugueses, com atualização diária, até ao dia decisivo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    14 jan, 2022 aldeia 13:09
    Estas amostras de sondagens são uma "treta"!........no fim logo se vê.deixem de tentar influenciar os eleitores.
  • Jose
    13 jan, 2022 Lisboa 10:22
    A amostra é minuscula, e ainda conta com cerca de 1/4 de indecisos. É provável que o resultado das eleições seja significativamente diferente.

Destaques V+