Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jerónimo acusa PS de querer maioria absoluta para ter “mãos livres”

04 jan, 2022 - 14:20 • Tomás Anjinho Chagas

O líder comunista responde à letra às críticas feitas por António Costa. PCP considera que o desejo de maioria absoluta era um “Segredo de Polichinelo”.

A+ / A-

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, voltou, na primeira ação de pré-campanha do ano, a acusar António Costa de esconder mal o desejo da maioria absoluta.

“É um 'segredo de Polichinelo'. Primeiro uma maioria, depois uma maioria estável. Depois, metade mais um. Para depois afirmar que quer uma maioria absoluta. Sempre quis.”

Numa visita em que esteve reunido com trabalhadores dos CTT, em Lisboa, o líder dos comunistas acusou Costa de ambicionar a maioria absoluta para ter “mãos livres” e não ter de se comprometer em matérias como os as pensões, os salários, a educação ou mesmo a saúde.

As críticas surgem depois de António Costa ter defendido que o país não pode estar dependente dos “humores da esquerda”, no primeiro debate frente a Rui Tavares, do Livre. Jerónimo de Sousa não acredita que uma maioria seja benéfica para o país: “Num exercício de memória, se o fizermos, verificamos que as maiorias absolutas servem, muitas vezes, para não concretizar o que é fundamental."

Em vésperas de reunião de peritos no INFARMED, o secretário-geral do PCP foi ainda questionado sobre o tema que tem sido debatido esta semana: o regresso às aulas presenciais já na próxima segunda-feira, dia 10 de janeiro.

Jerónimo de Sousa diz que “qualquer medida restritiva deve ter fundamentos”, compreende que por causa do aumento de casos, a situação seja delicada. Mas acredita que o encerramento das escolas não é benéfico para ninguém. “Devíamos procurar um equilíbrio. Não fechem por mais tempo as crianças, que elas precisam da escola para voltar a uma vida normal”, defende o líder comunista.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    04 jan, 2022 Coimbra 15:42
    Quem cala a boca a este ditador?!!! Uma democracia verdadeira não pode ter lugar para partidos como o PCP e Chega. Mas na verdade Portugal não vive numa democracia plena, fundamentalmente por dois motivos: 1 - Temos um tribunal político, leia-se Tribunal Constitucional, que é uma aberração; 2 - Aceita partidos ditadores.

Destaques V+