Tempo
|
A+ / A-

Legislativas. Marcelo falou com Jerónimo de Sousa e desejou rápida recuperação

11 jan, 2022 - 19:31 • Lusa

Os dois políticos falaram ao telefone. Chefe e Estado diz ter desejado "as melhores felicidades" ao líder comunista. "Sei bem o que são intervenções feitas em termos de minorar situações cardiovasculares", acrescenta.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou por telefone com o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, após saber que será submetido a uma intervenção cirúrgica urgente, e deseja-lhe rápida recuperação.

"Ao tomar conhecimento da intervenção cirúrgica urgente a que Jerónimo de Sousa terá de se submeter, o Presidente da República falou telefonicamente com o secretário-geral do Partido Comunista Português, desejando que tudo corra bem e que possa ter uma rápida e boa recuperação, regressando logo que possível à sua importante atividade política e partidária", lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

Esta nota foi publicada perto das 11h00, menos de meia hora depois de o PCP ter divulgado que Jerónimo de Sousa vai ser submetido a uma intervenção cirúrgica urgente na quarta-feira e irá falhar a campanha das eleições legislativas enquanto estiver a recuperar, sendo substituído por João Ferreira e João Oliveira.

Durante a tarde, à saída do Museu de Marinha, em Lisboa, questionado pela comunicação social sobre o impacto da ausência de um líder partidário na campanha para as legislativas de 30 de janeiro, o chefe de Estado respondeu: "Eu sobre isso só queria dizer que falei com ele hoje telefonicamente, desejei-lhe as melhores felicidades".

"Sei bem o que são intervenções feitas em termos de minorar situações cardiovasculares. Mas obviamente que no caso do secretário-geral do PCP, naturalmente, com uma acuidade e uma complexidade porventura um bocadinho maiores. Desejo-lhe todas as felicidades e que recupere rapidamente na sua saúde, é aquilo que todos lhe desejamos, todos os portugueses", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa, escusando-se a fazer mais comentários sobre este assunto.

De acordo com um comunicado divulgado pelo partido, o secretário-geral do PCP vai ser submetido a "uma intervenção cirúrgica urgente da estenose carotídea (à carótida interna esquerda), que não pode ser adiada para depois das eleições".

O PCP indica que o seu líder será internado na quarta-feira e prevê que "retome no final da próxima semana a sua intervenção política, nomeadamente na campanha eleitoral em curso para a Assembleia da República".

"Durante os dias de internamento e recuperação, mantém-se a agenda com as ações de campanha programadas para o secretário-geral, nas quais a partir de amanhã e durante este período será substituído pelos camaradas João Ferreira e João Oliveira, membros da Comissão Política e candidatos à Assembleia da República", acrescenta-se no comunicado.

João Oliveira é o líder parlamentar do PCP. João Ferreira deixou o cargo de eurodeputado em julho de 2021 para se dedicar à candidatura autárquica em Lisboa. Foi candidato a Presidente da República no ano passado e é atualmente vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

Tanto João Ferreira como João Oliveira integram a Comissão Política do Comité Central do PCP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+