Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD acusa Costa de deturpar declarações de Rio sobre prisão perpétua e avisa que "não vale tudo"

04 jan, 2022 - 17:40 • Susana Madureira Martins

José Silvano lança "sério aviso" sobre o que diz ser "uma campanha de desinformação" do PS, com o secretário-geral do PSD a acusar o líder socialista de "numa clara tentativa de enganar os portugueses", ao colocar na "boca" de Rio o que este "nunca disse".

A+ / A-

É mais um episódio no autêntico 'ping pong' de acusações entre as lideranças do PS e do PSD por causa da discussão em torno de um hipotético regresso da pena de prisão perpétua, tema atirado esta segunda-feira pelo líder do Chega, André Ventura, para o debate televisivo na SIC com Rui Rio.

Desta feita é José Silvano, o secretário-geral do PSD, a vir a terreiro defender o líder do partido, acusando António Costa de, na mensagem vídeo que divulgou esta terça-feira sobre o assunto, ter agido "numa clara tentativa de enganar os portugueses" ao colocar na "boca" de Rio o que este "nunca disse".

Rui Rio já tinha respondido na rede social Twitter à mensagem de Costa, em que o secretário-geral do PS o acusava de "conveniência ou necessidade eleitoral" por no debate ter dado uma resposta ambígua a Ventura sobre esta matéria, dizendo com ironia que "a continuar a deturpar desta forma o que digo, mais uma semana e o Dr. António Costa pode estar a acusar-me de defender que as mulheres devem andar de burca".

Agora, o secretário-geral do PSD vem acusar Costa de "deturpar" as declarações de Rio, referindo mesmo que em ambiente de pré-campanha eleitoral "esta técnica de deturpação não contribui em nada para dignificar o debate político, não esclarece os portugueses", tirando a conclusão que "pode levar a uma campanha de desinformação, que certamente irá penalizar os partidos políticos e o país nas eleições de 30 de janeiro".

Silvano, em comunicado enviado às redações, deixa "um sério aviso à continuação deste tipo de prática política", frisando que "em política não pode valer tudo" e que considera que é "dever" do PSD "sensibilizar e apelar aos vários partidos e, em particular, ao Partido Socialista (e à empresa de marketing que o inspira), para que se mantenha a serenidade e se faça uma campanha séria".

No comunicado, Silvano pede ainda uma campanha "esclarecedora e em torno das ideias que cada um defende para o país, sobretudo numa altura delicada de crise económica, social e sanitária".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+