Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. PSD acusa Governo de falta de planeamento e defende revisão das normas da DGS

29 dez, 2021 - 12:45 • Lusa

Coordenador nacional do Conselho Estratégico Nacional para a Saúde diz-se "extremamente preocupado" com "gestão desta crise".

A+ / A-

O PSD acusou nesta quarta-feira o Governo de "falta de planeameno e de gestão" da pandemia e defendeu a revisão das normas da Direção-Geral de Saúde face ao grau de infecciosidade e da menor gravidade da variante Ómicron.

Em conferência de imprensa, no Porto, o coordenador nacional do Conselho Estratégico Nacional para a Saúde do PSD, António Araújo, disse ter "consciência de que, face ao elevado grau de infecciosidade da variante Ómicron e ao elevado número de testes que se tem realizado, é natural que haja um aumento de casos" de Covid-19, e afirmou-se "extremamente preocupado" com a "falta de planeamento e de gestão desta crise".

Reflexos disso são, apontou, "a falta de resposta de linha SNS 24", mas também as "normas de orientação que a linha tem dado aos cidadãos que a ela recorrem, endereçando muitos deles com sintomas muito ligeiros ou assintomáticos para os serviços de urgência, aumentando o número de falsas urgências e aumentando também a pressão nos serviços de urgência".

Para o PSD, "falta rever as normas de orientação da DGS face ao grau de infecciosidade desta variante e à falta de gravidade, na maior parte dos casos, que a infeção por esta variante condiciona".

António Araújo defendeu ainda a "capacitação em recursos humanos da linha SNS242", um processo que "tem de ser ágil".

O médico considerou que "a comunicação tem sido extremamente desleixada, levando a criar um pânico generalizado".

Nesse campo, disse acreditar que, "mais importante do que o número total de pessoas infetadas", é "saber o número de casos entre os não vacinados, para além do número de internamentos, internamentos nos cuidados intensivos e o número de mortos".

Na ótica do PSD, "o fulcro de combate a esta pandemia" é vacinar, e é preciso "testar e cumprir as normas de higiene".

"Esta mensagem não foi passada pelo Governo, o Governo tem passado mensagem de muito alarmismo, muito medo. Isso faz com que muita gente recorra às urgências", criticou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+