Tempo
|
A+ / A-

​Legislativas 2022

Explicador. Já estão abertas as inscrições para o voto antecipado

28 dez, 2021 - 15:53 • Manuela Pires

O voto antecipado em mobilidade foi alargado a todos os eleitores recenseados no território nacional e é permitido também o voto antecipado a quem está em isolamento obrigatório por causa da Covid-19.

A+ / A-

As eleições legislativas estão marcadas para o dia 30 de janeiro de 2022, mas é possível votar antecipadamente, por causa da pandemia ou em mobilidade. Para tal, é necessário fazer inscrição na plataforma eletrónica disponibilizada para o efeito pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. E as datas já estão definidas.

Os doentes internados em estabelecimentos hospitalares e os presos não privados de direitos políticos podem inscrever-se entre 27 de dezembro e 10 de janeiro.

Os eleitores que optarem por votar antecipadamente em mobilidade devem fazer a inscrição na plataforma entre os dias 16 e 20 de janeiro.

Segundo as informações disponibilizadas no site da Comissão Nacional de Eleições, a Secretaria-Geral do MAI deve comunicar aos presidentes de câmara a lista dos eleitores e enviar os boletins de voto até ao dia 22 de janeiro de 2022. O voto antecipado em mobilidade decorre no domingo, dia 23 de janeiro.

Por causa da pandemia, os eleitores que estão em confinamento obrigatório e os internados em lares e outras instituições similares podem também votar antecipadamente e têm de fazer a inscrição no portal do Voto Antecipado, entre os dias 20 e 23 de janeiro.

O voto antecipado em mobilidade foi alargado a todos os eleitores recenseados no território nacional. Vai ter lugar no dia 23 de janeiro, um domingo, numa mesa de voto a constituir em cada município e escolhida pelo eleitor. Segundo as informações disponibilizadas no site o Ministério da Administração Interna vai existir uma mesa de voto antecipado em cada município do continente e das Regiões Autónomas.

Os eleitores que por força da pandemia estão em isolamento obrigatório podem votar antecipadamente, desde que estejam recenseados no concelho da morada do local onde estão a cumprir o confinamento.

Neste último caso o pedido pode ser feito, para além da plataforma eletrónica, na junta de freguesia correspondente à morada do recenseamento por quem, mediante exibição de procuração simples, acompanhada de cópia do documento de identificação civil do requerente, represente o eleitor.

As eleições legislativas realizam-se a 30 de janeiro. Os portugueses vão escolher a composição da Assembleia da República de onde sairá o próximo Governo. As listas dos candidatos a deputados são publicadas na internet até ao dia 12 de janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+