Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Não se deve dizer que dessa água não beberei"

Gouveia e Melo (já) não exclui uma candidatura a Belém

15 dez, 2021 - 21:53 • André Rodrigues

Vice-almirante lembra que no período em que comandou a missão de vacinação procurou "despolitizar a figura". Mas admite que, para o futuro, “muita coisa pode acontecer”, embora insista, em declarações à Renascença, que é militar. E não pensa desempenhar outras funções.

A+ / A-

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo não fecha a porta a uma eventual candidatura à Presidência da República.

"Não se deve dizer que nunca dessa água beberei", disse numa tertúlia comemorativa dos 157 anos do Diário de Notícias.

O vice-almirante lembra que no período em que comandou a missão de vacinação procurou "despolitizar a figura, porque achava que era o mais importante para não envolver a task force numa guerra política".

No entanto, admite que, para o futuro, “muita coisa pode acontecer”, embora não se veja, nesta altura, como um ator político.

Questionado sobre uma possível candidatura a Belém, Gouveia e Melo diz que tem sido aconselhado a não afastar liminarmente essa hipótese: "Têm-me aconselhado a dizer que dessa água não beberei, que é uma frase muito forte. Não se deve dizer nunca 'dessa água não beberei’”.

Contactado, posteriormente, pela Renascença, o vice-almirante Gouveia e Melo recusou gravar declarações, mas referiu que esta é uma mera hipótese para um cenário de longo prazo e que ninguém está em condições de dizer o que vai fazer daqui a cinco ou 10 anos.

"Eu sou militar e quero continuar a ser militar", afirmou peremptoriamente.


[notícia atualizada às 22h47 com a posição de Gouveia e Melo expressa à Renascença]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Maria
    02 jan, 2022 Santa comba Dão 14:38
    Sr. Gouveia e Melo, faça o favor de se candidatar a Presidente da República nas próximas eleições. Para um Portugal melhor tem de se candidatar.
  • Souza
    16 dez, 2021 ALVERCA DO RIBATEJO 15:58
    Como Cavaco: O futuro a Deus pertence!

Destaques V+