Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Associação Zero quer que Portugal seja uma "economia para o bem-estar"

24 dez, 2021 - 16:09 • Maria João Costa

O presidente da Zero, Francisco Ferreira, explica algumas das 126 propostas que a sua associação quer ver debatidas.

A+ / A-

A associação ambientalista Zero lançou, esta sexta-feira, um manifesto com mais de 120 ideias de sustentabilidade para serem discutias no âmbito da campanha para as legislativas.

A pouco mais de um mês das eleições, em declarações à Renascença, o presidente da Zero, Francisco Ferreira, explica algumas das propostas que querem ver debatidas.

"Colocamos questões como a necessidade de Portugal se assumir como uma economia para o bem-estar. Gostaríamos, em linha com a Lei de Bases do Clima, de antecipar a naturalidade climática", sublinha.

Entre as questões de curto prazo, estão a necessidade de desenvolvimento estratégias nacionais de combate à pobreza energética e para o ruído, e de uma "verdadeira aplicação" do Plano Nacional de Políticas de Ordenamento do Território.

"Precisamos de um financiamento de médio, longo prazo para muitas das questões estruturantes do ambiente e o Plano de Recuperação e Resiliência e outros investimentos devem ter esta visão de resiliência no médio, longo prazo", sustenta.

Além destas ideias, a Zero defende, também, que 2030 seja o ano limite para a comercialização em Portugal de veículos com motor de combustão ou pede que seja concluído o Plano Ferroviário Nacional. Ideias para debate na campanha das legislativas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+