Tempo
|
A+ / A-

Num ano “muito estranho”, Marcelo pede atenção especial à saúde mental

23 dez, 2021 - 12:30 • Maria João Costa, com Lusa

Num artigo no jornal Público, esta quinta-feira, intitulado “Um ano de transição”, o presidente da República, alerta que “não está devidamente medido o efeito da pandemia na saúde mental das pessoas”.

A+ / A-

O ano de 2021, que agora está a terminar, foi "muito estranho", classifica Marcelo Rebelo de Sousa num artigo de opinião publicado esta quinta-feira no jornal “Público”. Para o Presidente da República, “não está devidamente medido o efeito da pandemia na saúde mental das pessoas”.

Sem desvalorizar a pandemia, o chefe de Estado aponta que "a saúde mental tem sido tempo demais o irmão pobre da saúde em Portugal". Marcelo deu alguns exemplos que o preocupam.

"Nos mais jovens: telescola, escola presencial, telescola, escola presencial, fecho mais cedo ou recomeço mais tarde. Mas depois nas famílias, nas comunidades, nos clubes, nas associações, na sociedade civil, o que isso mexeu com as pessoas, o que isso descompensou as pessoas", prosseguiu.

Marcelo Rebelo de Sousa defende que, "sendo o ano que por aí vem um ano de inúmeros desafios, também entre nós esse desafio da saúde mental não pode ser esquecido".

Nesta coluna de opinião, o Presidente sublinha que “a questão sanitária toda ela é grave. Porque para acorrer à pandemia, ao vírus, houve que atrasar o que seria uma marcação, o que seria uma consulta, o que seria uma cirurgia. E não é uma, são milhares, de milhares, de milhares”.


“Não se entra em pobreza agravada e se sai instantaneamente”

Marcelo Rebelo de Sousa, que defende a "necessidade de olhar para os mais vulneráveis, os mais idosos, os cuidadores informais, os sem-abrigo, mas também aqueles que perderem o emprego ou que reformularam os empregos", lembra que “a vida de muitas portuguesas e muitos portugueses mudou radicalmente" devido à pandemia.

"E embora os valores de desemprego estejam longe de ser aquilo que se suporia atendendo à crise económica”, explica Marcelo que "a recuperação económica, por lenta que seja, será sempre mais rápida do que a recuperação social”.

Nas palavras do Presidente, “não se entra em pobreza agravada e se sai instantaneamente. Não se passa de risco de pobreza a pobreza declarada e se sai instantaneamente. Não se perde uma série de projetos de vida, ou se adia, ou se congela, e se recomeça instantaneamente. Isso não existe", sustenta.

Para o chefe de Estado, em Portugal o ano que agora termina foi de “transição com eleições presidenciais, eleições autárquicas e o começo de eleições legislativas”, e, “pelo meio um Orçamento que não passou, pelo meio uma pandemia e uma crise económica e social que durou praticamente até ao verão e o recomeço de atividade a que se assistiu, incluindo o próprio turismo, apenas a partir de julho/agosto, com uma quebra ligeira em novembro, aquando da chamada nova vaga da pandemia”.

“Portanto um ano de transição. Transição na vida das pessoas, transição na vida das instituições, transição no sistema político, transição na economia, transição na sociedade", resume.


Marcelo e o mundo

Marcelo Rebelo de Sousa considera que 2021 também foi um ano de transição no mundo, com a tomada de posse da administração Biden, nos Estados Unidos, “condicionada pelo trumpismo como corrente sociológica de opinião”, mas também na China e noutras potências emergentes, como a Índia e a África do Sul, e em que a Federação Russa marcou “presença nas áreas regionais em que tem uma posição muito significativa”.

“E é um ano de transição para a Europa. Em rigor, o ciclo político europeu começou muito atrás. Começou na transição de 2019 para 2020, mas caiu-lhe em cima a pandemia e o ano de 2020 foi, para a Europa, um ano de pandemia e de crise económica e social”, referiu.

Marcelo Rebelo de Sousa escreve que “quando se esperava que o ano de 2021 fosse de recuperação, porque estava aprovado o quadro dos planos de recuperação e resiliência, cai uma nova vaga e ainda mais outra vaga da pandemia”.

“E essa aventura durou até agora. Primeira dose, segunda dose, terceira dose. Agora fala-se de uma quarta dose ou porventura uma nova realidade que não é exatamente a quarta toma, é uma toma por causa da Ómicron”.

O Presidente aponta que tudo isto "transformou a vida do mundo, fechou fronteiras, depois condicionou fronteiras, acabou por, de alguma maneira, travar o crescimento económico e social", o "mesmo se passou na Europa e o mesmo ocorreu em Portugal”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+