Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislativas

Sondagens. Costa está na frente, mas Rio cresce

17 dez, 2021 - 12:08 • Olímpia Mairos

Os portugueses consideram o socialista mais competente e o social-democrata mais honesto.

A+ / A-

A um mês e meio das eleições, António Costa surge à frente das preferências dos portugueses.

Segundo a sondagem da Aximage, publicada esta sexta-feira, o líder socialista é visto como o mais competente (56%) e solidário (44%) e, por isso, daria um melhor primeiro-ministro, na opinião de 51% dos inquiridos. Já o líder social-democrata é considerado mais honesto (25%) e regista uma subida de 30 pontos na popularidade.

No estudo de opinião António Costa bate Rui Rio numa série de parâmetros e em alguns deixa o adversário a larga distância.

O atual primeiro-ministro está à frente em todas as regiões, mas é nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto que se nota uma maior diferença.

Metade das mulheres inquiridas nesta sondagem prefere António Costa, enquanto Rui Rio consegue os seus melhores resultados entre os homens.

Em termos de popularidade, Costa regista um saldo positivo de 19 pontos, Rio de 8 pontos, enquanto todos os restantes líderes partidários permanecem em terreno negativo.

A sondagem da Aximage baseia-se em 810 entrevistas, feitas entre os dias 9 a 13 de dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+