Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso EDP

Manuel Pinho detido? Marcelo "não comenta atuações concretas da justiça", limita-se a observar

14 dez, 2021 - 20:02 • André Rodrigues

Marcelo sublinha a independência do poder judicial, mas considera que os portugueses não têm razão para se queixarem da atuação da justiça.

A+ / A-

O Presidente da República considera que os portugueses não têm razão de queixa quanto à atuação da justiça em Portugal.

Questionado sobre o processo que envolve Manuel Pinho, no final da sessão de apresentação do livro “Era uma vez Jorge Sampaio”, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e referiu apenas que a Justiça “está a atuar”.

“Se a Justiça está a atuar, os portugueses não têm razão para se queixar da falta de atuação da Justiça. Como é que ela atua, isso não posso considerar com um tema sobre o qual o Presidente possa opinar”, disse.

Também esta terça-feira, o antigo ministro da Economia ficou detido após comparecer no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) para interrogatório no âmbito do caso EDP, uma decisão que foi criticada pelo advogado, Ricardo Sá Fernandes, que a considerou um “grave abuso de poder”.

Questionado sobre estas declarações, o chefe de Estado, disse que “não pode comentar as atuações concretas da Justiça" e que "apenas ir observando e respeitando as suas atuações ao longo do tempo".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+